FUNÇÕES DE LINGUAGEM


FUNÇÕES DE LINGUAGEM

 



FUNÇÕES DE LINGUAGEM   O homem é um ser social: Ele necessita estar em constante comunicação com seu semelhante. Essa comunicação ocorre através de um processo ao qual estão sempre envolvidos alguns elementos.
Elementos envolvidos no ato da comunicação:
Emissor – É o que emite a mensagem.
Receptor – É o que recebe a mensagem.
Mensagem – É o conteúdo transmitido pelo emissor.
Código – É o conjunto organizado de signos utilizados na transmissão e recepção da mensagem.
Referente – É o conjunto de informações que compõem a mensagem.
Canal – é o meio qual circula a mensagem.
Como todo ato de comunicação, a comunicação verbal também depende de um contexto que possibilite a verbalização: o emissor verbaliza pensamentos, emoções e fatos criados ou sugeridos por uma determinada situação.
Na super verbalizada, a mensagem revela funções e estas funções variam de acordo com o que o emissor pretende comunicar.
FUNÇÃO EMOTIVA ( ou expressiva)  Tem esse nome quando se centraliza predominantemente no emissor, revelando sua emoção, sua opinião. É a linguagem dos livros autobiográficos, de memórias, de poesias  líricas, de bilhetes e cartas de amor. Subjetiva, nela prevalecem a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações.
“só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei
A jura secreta que não fiz
A briga de amor que não causei.” (Abel Silva)

FUNÇÃO REFERENCIAL (ou denotativa)   Tem esse nome quando se centraliza predominantemente no referente, quando o emissor procura oferecer informações sobre o ambiente. É a linguagem das notícias de jornal, dos livros científicos. Objetiva, direta e denotativa, nela prevalece a 3ª pessoa do singular.
Chuva ácida afeta regiões do mundo
“Parte dos 120 mil km cúbicos de chuvas que, em média, a cada ano caem sobre os continentes, já não trazem mais a vida, mas a morte lenta e penosa para lagos, florestas, animais e pessoas numa escala sem precedentes, desde que a Segunda Revolução Industrial criou o motor a explosão e com ele libera a cada ano milhares de toneladas de resíduos combustíveis fósseis na atmosfera da Terra.

FUNÇÃO APELATIVA (ou conotativa)   Tem esse nome quando se centraliza  predominantemente no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. É a linguagem dos discursos, dos sermões, das propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso dos pronomes você e tu, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativos.
“Se você procura o melhor imóvel, vá logo ao endereço certo.” (folha de S.Paulo)
Bali

FUNÇÃO FÁTICA  Tem esse nome quando se centraliza predominantemente no canal: tem como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. É a linguagem das falas telefônicas e dos prefixos radiofônicos.Linguagem carregada de expressões como alô, então, entende?  , ai então, está me ouvindo? Então tchau, aqui e o Rádio...
Então o cobrador não quis me dar o troco, né, alegando que era pouca coisa, e fiquei danada, entende? Porque , pouco ou muito o dinheiro era meu e não dele, certo?

FUNÇÃO POÉTICA  Tem esse nome quando se centraliza predominantemente na mensagem, revelando recursos imaginativos criados pelo emissor. Afetiva, sugestiva, conotativa, ela é metafórica. É a linguagem figurada presente em obras literárias, em letras de música, em algumas propagandas, na fala fantasiosa de crianças.
“Faz frio nos meus olhos...
o relógio da Central
pulsa em meu peito
marcando a jornada de operários
no inferno das marmitas “ (Sidnei Cruz)

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA  Tem esse nome quando se centraliza predominantemente no código; é o uso da linguagem para falar dela própria. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto.
“Gastei uma hora pensando num verso
que a pena não quer escrever.
No entanto ele está cá dentro
inquieto, vivo.
Ele está cá dentro
e não quer sair.
Mas a  poesia deste momento
inunda minha vida inteira “ ( Carlos Drummond de Andrade)

obs- Em um mesmo texto podem aparecer várias funções de linguagem. O importante é saber qual é a função predominante no texto, porque ela o definirá como sendo emotivo, referencial, apelativo, fático , poético ou metalingüístico.
Boa Sorte meu alunos!!
Prof Dr Aldry Suzuki