DESCREVER , NARRAR E DISSERTAR




Descrever -  Narrar -  Dissertar
Tudo o que se escreve é redação. Elaboramos bilhetes, cartas, telegramas, respostas de questões discursivas, contos, crônicas, romances, empregando as modalidades redacionais do tipos de composição: descrição, narração ou dissertação. Geralmente as modalidades redacionais aparecem combinadas entre si. Seja qual for o tipo de composição, a criação de um texto envolve conteúdo(nível de idéias, mensagens, assunto), estrutura(organização das idéias, distribuição adequada em introdução, desenvolvimento e conclusão), linguagem ( expressividade, seleção de vocabulário) e gramática (norma da língua).


A narração é marcada pela temporalidade; a descrição, pela espacialidade; a dissertação , pela racionalidade. O redator que narra trabalha com fatos; o que descreve, com características; o que disserta, com juízos.

O narrador conta fatos que ocorrem no tempo, recordando, imaginando ou vendo... O autor caracteriza entes localizados no espaço. Para isso, basta sentir, perceber e, principalmente, ver. O autor expõe juízos estruturados racionalmente.
A trama narrativa apreende a ocorrência na suja dinâmica temporal. O processo descritivo suspende o tempo e capta o entre na sua espacialidade temporal. A estrutura dissertativa articula idéias , relaciona juízos, monta raciocínios e engendra teses.


O texto narrativo é caracterizado pelos verbos nocionais(ações, fenômenos e movimentos); o descritivo, pelos verbos relacionais (estados, qualidades e condições) ou pela ausência de verbos; o dissertativo, indiferentemente, pelos verbos nocionais e/ou relacionais.

Narra-se o que tem história, o que é factual, o que acontece no tempo; afinal, o narrador só conta o que viu acontecer, o que lhe contaram como tendo acontecido ou aquilo que ele próprio criou para acontecer.


Descrever o que tem sensorialidade e, principalmente, perceptibilidade; o autor é um discriminador de sensações. Assim, descreve-se o que se vê ou imagina-se ver, o que se ouve ou imagina-se ouvir, o que se pega ou imagina-se provar, o que se cheira ou imagina-se cheirar. Em outras palavras, escreve-se o que tem linhas, forma, volume, cor, tamanho, espessura, consistência, cheiro, gosto, etc. Sentimentos e sensações também podem ser caracterizados pela descrição (ex: paixão abrasadora, raiva surda).

Dissertar sobre o que pode ser discutido; o autor trabalha com idéias , para montar juízos e raciocínios.

Descrever: procura apresentar, com palavras, a imagem de seres animados ou inanimados, em seus traços mais peculiares e marcantes, captados através dos cinco sentidos. A caracterização desses entes obedece a uma delimitação espacial.(fotografia)

Narrar: constitui uma sequencia temporal de ações desencadeadas por personagens envoltas numa trama que culmina num clímax e que, geralmente, esclarece-se no desfecho.(história)

Dissertar: consiste na exposição lógica de idéias discutidas com criticidade por meio de argumentos bem fundamentados.(discussão)
Prof Dr Aldry Suzuki