quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em restritivas e explicativas ALDRY SUZUKI


As orações subordinadas adjetivas classificam-se em restritivas e explicativas


1. Restritivas
Restringem, limitam a significação do seu antecedente (substantivo ou pronome). São indispensáveis ao sentido do período e não se separam da oração principal por vírgula.

"Há alunos QUE PRATICAM ESPORTE."
Observe que a oração que praticam esporte está restringindo o sentido do termo alunos, pois nem todos praticam esportes. Outros exemplos:
"O sol QUE SE FILTRA ATRAVÉS DAS FOLHAS desenha no ar colunas amarelas de poeira..." (J. Amado)

"Mas pitangas são frutas QUE SE ESCONDEM..." (C. Lispector)

2. Explicativas
Não limitam o sentido do antecedente. Acrescentam uma informação que pode ser eliminada sem causar prejuízo para a compreenção lógica da frase. Vêm sempre separadas da oração principal por vírgula.

"O Brasil, QUE É O MAIOR PAÍS DA AMÉRICA DO SUL, têm milhões de analfabetos."
A oração adjetiva explicativa que é o maior país da América do Sul pode ser eliminada sem que a compreenção lógica da frase fique prejudicada. Outros exemplos:
"... recebi o pagamento das mãos de meu pai, QUE ME DEU UMA SOVA DE VARA DE MARMELO." (M. Assis)

"Durante a noite, NA QUAL ME FALTOU O SONO, meus pensamentos giravam em torno dela..." (M. Rubião)


Particularidades
Ainda com relação às orações adjetivas, devem-se considerar os seguintes itens:
1) A oração subordinada adjetiva pode ter um pronome como antecedente:
"Não sei o que vou fazer."
  • Antecedente: o
  • Oração Subordinada adjetiva restritiva: que vou fazer.
    "Os que quiserem saiam agora."


  • Antecedente: Os
  • Oração Subordinada adjetiva restritiva: que quiserem saiam agora.
    "Sou o que sou.


  • Antecedente: o
  • Oração Subordinada adjetiva restritiva: que sou.
    "Eu, que não sei nada de inglês, consegui conversar com ele."


  • Antecedente: Eu
  • Oração subordinada adjetiva explicativa: que não sei nada de inglês
    2) A presença da vírgula pode modificar o sentido global do período:
    "Teus filhos, QUE SÃO BONITOS, serão fotografados."
    (Oração subordinada adjetiva explicativa)

    "Teus filhos QUE SÃO BONITOS serão fotografados."
    (Oração subordinada adjetiva restritiva)
    No primeiro caso, todos os filhos são bonitos e, conseqüentemente, todos serão fotografados. No segundo caso, supõe-se a existência de filhos bonitos e não-bonitos. Apenas os bonitos serão fotografados.

    3) As orações subordinadas adjetivas também podem vir coordenadas entre si.

    "Os poetas românticos, QUE CULTIVAVAM O INDIVIDUALISMO E QUE EXACERBAVAM SEUS SENTIMENTOS E PAIXÕES, muito me agradam."
    (Orações adjetivas explicativas coordenadas entre si)



 Bom estudo, com carinho Aldry Suzuki

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO - orações subordinadas reduzidas e desenvolvidas ALDRY SUZUKI


Obs: Esta é uma prova, com as respectivas respostas. Bom estudo e boa leitura .




PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO



Orações subordinadas reduzidas e desenvolvidas


1.  Nos períodos simples a seguir, o termo destacado tem sua função sintática destacada entre parênteses. Complete os períodos com uma oração subordinada substantiva equivalente ao termo em destaque e classifique-a.


a) Falsos profetas sempre anunciam o fim do mundo. (objeto direto)


Falsos profetas sempre anunciam que o mundo se findará.



Objetiva direta


b) Nossa maior preocupação era a chuva. (predicativo do sujeito)


Nossa maior preocupação era que chovesse.


Predicativa


c) Todos defendiam esta idéia: a desapropriação do prédio. (aposto)


Todos defendiam esta idéia: que desapropriassem o prédio.


Apositiva


d) À noite, divulgou-se a renúncia do deputado. (sujeito)


À noite, divulgou-se  que o deputado renunciaria.



Subjetiva


e) A torcida estava confiante na vitória do tenista brasileiro. (complemento nominal)


A torcida estava confiante em que o tenista brasileiro venceria.


Completiva Nominal


f) A torcida confiava na vitória do tenista brasileiro. (objeto indireto)


A torcida confiava em que o tenista brasileiro venceria.


Objetiva indireta



2. Nas frases a seguir são dadas as orações principais às quais você deve acrescentar uma oração subordinada substantiva.


Faça o seguinte:


1o) Observe a estrutura sintática da oração principal e determine o termo que lhe falta. Consulte, se necessário, a gramática.


2o) Lembrando que a oração subordinada substantiva tem a função do termo faltante na principal, dê a classificação da oração que você acrescentou.


a) Eu jamais aceitaria que você me mentisse.


Objetiva direta


b) Atualmente pouco importa se você me traiu.


Subjetiva


c) Os documentos apresentados não confirmam que você passou de ano.


Objetiva direta


d) O gerente da loja desconfiava de que estava sendo roubado.


Objetiva indireta


e) O gerente da loja estava desconfiado de que estivesse sendo roubado.


Completiva Nominal


f) O grande sonho dos meus pais era que fosse um grande advogado.


Predicativa





3. As orações subordinadas podem apresentar-se sob duas diferentes formas: desenvolvidas e reduzidas. Veja os quadros:



            Forma desenvolvida
Forma reduzida
  • Iniciada por conjunção ou pronome relativo
  • Sem conjunção
  • Com verbo flexionado (conjugado)
  • Com verbo no infinitivo, gerúndio ou particípio






Reduza as orações subordinadas dos períodos abaixo, e, em seguida classifique-as.


a) O guia afirmou que conhecia bem a região. O guia afirmou conhecer bem a região.


Subordinada substantiva objetiva direta, reduzida de infinitivo.


b)Convém que ele nos ajude. Convém ele nos ajudar.


Substantiva subjetiva, reduzida de particípio.


c) Apesar de que se esforçasse muito, não obteve a premiação. Apesar de se esforçar muito, não obteve premiação.


Adverbial concessiva, reduzida de infinitivo.


d)Se estudar bastante, aprenderá Português. Estudando bastante, aprenderá Português.


Adverbial condicional reduzida de gerúndio.


e) O diretor que foi nomeado ontem já ocupou cargos importantes. O diretor nomeado ontem já ocupou cargos importantes.


Adjetiva restritiva, reduzida de particípio.


f)  Assim que distribuíram as tarefas, cada um voltou ao trabalho. Distribuídas as tarefas, cada um voltou ao trabalho.


Adverbial temporal, reduzida de particípio.



4. Compare as orações em destaque nestes períodos:


I. O importante é que os jovens participem da vida política do país.


II. É importante que os jovens participem da vida política do país.


a) Elas têm a mesma classificação? Justifique.


Não, em I, a oração principal apresenta sujeito + verbo de ligação; a oração em destaque é, portanto, subordinada substantiva predicativa. Em II, a oração principal apresenta verbo de ligação + predicativo do sujeito, por isso a oração em destaque é subjetiva.


b) Reduza as duas orações acima.


É importante os jovens participarem da vida política do país.


O importante é os jovens participarem da vida política do país.




5. Lembrando que um verbo não pode apresentar dois complementos (objetos) iguais, considere este período:


A empresa informou aos acionistas de que os lucros seriam pequenos.


a) Comente a incorreção gramatical que ele apresenta.


O verbo informar apresenta dois objetos do mesmo tipo: “aos acionistas” (objeto indireto) e “de que os lucros seriam pequenos (oração subordinada substantiva objetiva indireta).




b) Altere a oração subordinada o mínimo possível, de modo a adequar a frase ao padrão culto do idioma.


A empresa informou aos acionistas que os lucros seriam pequenos.  Eliminamos a preposição de e mantivemos a preposição a.




c) Sem modificar a oração subordinada original, faça, no período, a menor alteração possível, de modo a adequá-lo ao padrão culto.


A empresa informou os acionistas de que os lucros seriam pequenos. Eliminamos a preposição a e mantivemos a preposição de.


6. Considere estas opiniões de duas pessoas:


A:  Os políticos brasileiros, que defendem os  interesses do povo, merecem nosso voto.


B:  Os políticos brasileiros que defendem os  interesses do povo merecem nosso voto.




         Essas duas pessoas têm a mesma opinião a respeito dos políticos brasileiros? Justifique sua resposta baseando-se na classificação das orações subordinadas presentes nos dois períodos.


Não, a pessoa A emprega uma adjetiva explicativa; afirma, portanto, que todos os políticos brasileiros defendem os interesses do povo e que todos merecem nosso voto. A pessoa B emprega uma adjetiva restritiva, afirma,  portanto,  que só uma parte dos políticos defendem os interesses do povo e só esses merecem nosso voto.




7. Suponha que algumas pessoas estivessem viajando em um avião e que ele caísse numa região de difícil acesso. A respeito desse fato, considere estas orações:


                   Os ocupantes do avião passam bem.


                   que foram resgatados com vida.


Sem alterá-las, reúna-as em dois períodos compostos, de modo a ficar claro que o incidente:


a)   não provocou nenhuma morte.


Os ocupantes do avião, que foram resgatados com vida, passam bem.


                  


b)   causou pelo menos uma morte.


Os ocupantes do avião que foram resgatados com vida passam bem.




8. Leia esta frase:


                            Durante as férias, li o romance Serras azuis, livro de Geraldo França de Lima


                                         que ficou desaparecido durante mais de três anos.    


a)   Classifique a oração “que ficou desaparecido durante mais de três anos”.


Oração subordinada adjetiva restritiva.




b)   Essa oração dá uma  informação sobre o livro ou sobre seu autor? Justifique, baseando-se na resposta do item a  e no sentido lógico da frase.


A oração, por ser adjetiva restritiva, só pode se referira livro, não a Geraldo França de Lima, já que este é um ser único e, portanto, não há como restringir seu significado.




c)   Haveria , na frase, alguma mudança de sentido se, antes do pronome relativo que fosse introduzida uma vírgula? Explique.


Sim, a oração passaria a ser adjetiva explicativa e informaria que o autor, e não o livro, ficou desa-parecido durante mais de três anos.




9. Suponha que uma empresa tenha divulgado este comunicado a seus funcionários:


                   A Diretoria de Recursos Humanos informa que os funcionários, que se inscreveram


          no curso de computação, terão aulas às quartas e sextas-feiras, das 16h30min às 18h30min.


 Informa também que os funcionários que não fizeram sua inscrição deverão aguardar o início


de um novo curso.




a)   Transcreva as duas orações adjetivas que aparecem nesse trecho e classifique-a.


“que se inscreveram no curso de computação”- adjetiva explicativa; “que não fizeram sua inscrição” – adjetiva restritiva.




b)   Levando em conta a resposta ao item a, explique a incoerência que existe no texto.


A primeira oração (que se inscreveram no curso de computação) é adjetiva explicativa, indica que todos os funcionários se inscreveram; a segunda oração ( que não fizeram sua inscrição) é adjetiva restritiva, indica que parte dos funcionários não se inscreveram. A incoerência resulta dessas duas afirmações contraditórias.




c)   Que alteração seria necessária para eliminar essa incoerência?


Bastaria eliminar as vírgulas da primeira oração subordinada adjetiva. Assim, o texto afirmaria que parte dos funcionários  se inscreveram e vão começar o curso e parte aguardará o início de um novo curso.



10. Leia este trecho de reportagem sobre a base aérea de Anápolis (GO), onde estão sediados os aviões Mirage, da Força Aérea Brasileira.


         Uma das personalidades que voou no Mirage foi o piloto Ayrton Senna [...] O vôo teve bastante cobertura da imprensa e, quando ele desceu do avião, os jornalistas perguntaram o que lê havia achado [do vôo] e ele respondeu: “Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse vôo que eu fiz, com certeza teria mais amor à pátria”. Essa declaração ficou famosa e está num pôster dele dentro de uma MacLaren que fica no esquadrão dos pilotos.


                                                                                Revista Foco, Brasília, Foco Editora, n. 37, outubro/1998.




A organização sintática inadequada do último período possibilita extrair dele uma interpretação, no mínimo, inesperada e estranha.

a) Qual seria essa interpretação?

Pode-se imaginar que um carro de F-1(da Mac Laren, com um pôster do Ayrton Senna) fica exposto no esquadrão dos pilotos.

b)   Levando em conta seu conhecimento de mundo e a resposta ao item anterior, explique o que o redator quis dizer com o último período.

No esquadrão dos pilotos há um pôster no qual se vê Ayrton Senna dentro de uma MacLaren. Nesse pôster está escrita a frase que ele teria pronunciado durante a entrevista.


c)   Baseando-se na estrutura sintática do período, explique por que ocorre o problema referido em a.

A oração “que fica no esquadrão dos pilotos”é adjetiva e pode se relacionar sintaticamente tanto a pôster (pôster que fica no esquadrão) quanto a MacLaren (MacLaren que fica no esquadrão).


11. Leia o período a seguir e observe que o emprego excessivo de conectivos torna-o estilisticamente mal redigido.

                    Assim que eu voltar da viagem, aguardarei que você me telefone para que

                    discutamos as alterações contratuais que o proprietário do imóvel exigiu.

a)   Classifique os conectivos em destaque.

b)   Fazendo simultaneamente todas as alterações abaixo, reescreva o período.

± passe a primeira oração para a forma reduzida;

± troque a oração substantiva por um termo de sentido equivalente;

± passe a terceira oração para a forma reduzida;

± passe a oração adjetiva para a forma reduzida.

assim que – locução conjuntiva subordinativa adverbial temporal

que – conjunção subordinativa integrante

para que – locução conjuntiva adverbial final

que – pronome relativo (pode ser substituído por “as quais”.

Voltando da viagem, aguardarei seu telefonema para discutirmos as alterações contratuais exigidas pelo proprietário do imóvel.


12. Considere estes períodos:


I.            Nas provas, os professores propunham questões tão difíceis que os alunos mais fracos pediam transferência para outras escolas.

II.          Nas provas, os professores propunham questões difíceis para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras escolas.


a)   Identifique as orações subordinadas adverbiais presentes nesses dois períodos e indique as circunstâncias que elas exprimem.


Em I, “que os alunos mais fracos pediam transferência para outras escolas” exprime consequência; em II, “para que os alunos mais fracos pedissem transferência para outras escolas” exprime finalidade.


b)   Em qual dos dois períodos fica evidente a intenção dos professores de provocar a saída dos alunos mais fracos? Explique.


Em II. Entende-se que os professores, ao aplicar provas difíceis, tinham um objetivo definido antecipadamnte forçar a saída dos alunos mais fracos. Ou seja, faziam isso propositadamente.


13. Considere a oração reduzida de gerúndio em destaque:

                   O pesquisador encontrou uma árvore rara caminhando na mata.

a) A estruturação sintática desse período não está adequada, pois pode induzir a uma interpretação absurda. Qual seria essa interpretação?

Seria possível imaginar que a árvore, e não o pesquisador, caminhava na mata.


c)   Desenvolva novamente a oração reduzida, de maneira a ficar claro o sentido lógico.

O pesquisador encontrou uma árvore rara que caminhava na mata.

d)   No período dado, a simples mudança do posicionamento da oração reduzida resolveria o problema? Justifique.

Sim, bastaria posiciona-la após a palavra pesquisador: O pesquisador, caminhando na mata, encontrou uma árvore rara.

14. Numa cidade, os motoristas de ônibus urbanos estavam em greve por melhores salários. Certo dia, um jornal da cidade publicou, a esse respeito, a seguinte manchete:

Motoristas que receberam aumento voltaram ao trabalho.

Uma pessoa lê a notícia e diz a alguém:

“– O jornal está noticiando que a greve dos  motoristas acabou”.


Pergunta-se: essa pessoa interpretou adequadamente o que leu? Explique sua resposta.


Não, pois a oração “que receberam aumento” não está entre vírgulas, é adjetiva restritiva, restringe o sentido do termo antecedente motoristas. Está dizendo que alguns motoristas voltaram ao trabalho, outros continuam em greve.


15. Suponha que um grupo de dez alunos de sua sala participe dos 39o  Jogos Salesianos. A respeito desse fato, considere estas orações:

è Os alunos voltaram felizes da competição.

è que ganharam medalhas.


    Sem alterá-las, reúna-as  em dois períodos diferentes, pontuando-os de forma a ficar claro que:


a)   dez alunos ganharam medalhas.

Os alunos, que ganharam medalhas, voltaram felizes da competição.

b)   menos de dez alunos ganharam medalhas.

Os alunos que ganharam medalhas voltaram felizes competição.

 16. Leia com atenção as frases abaixo:

I. “Devia ser bom o tempo em que havia mulas-sem-cabeça e lobisomens em lugares como aqueles”. (Rubem Fonseca)

II. “Só sabia que aquele momento era glorioso, raro, grande.” (Érico Veríssimo)



Assinale a alternativa correta:

a)   A oração destacada em I é subordinada adjetiva restritiva.

b)   A oração destacada em II é subordinada substantiva objetiva direta.

c)   Em I, a palavra que é pronome relativo.

d)   Em II, a palavra que é conjunção subordinativa integrante.

e)   Todas as alternativas anteriores estão corretas.


Letra e.


 Com carinho Prof Dr Master Reikiana Aldry Suzuki