sábado, 19 de março de 2011

HACHINKO - História japonesa

“ O cãozinho cuja mortalidade foi a única coisa que terminou com sua lealdade...”



Foto do verdadeiro Hachiko.


HACHIKO ....
 A 4 de outubro de 1932, a raça dos cachorros Akita adquiriu notoridade e fama no mundo inteiro, quando o jornal Asahi Shimbum ( 4 de outubro de 1933) notificou a fidelidade de um cachorro de nome HACHIKO, no artigo “Um velho cão durante 7 anos, aguarda diariamente  na  estação o retorno de seu mestre...”
            O cãozinho HACHIKO nasceu em novembro de 1922 na cidade de Odate na província de Akita.
            Com rotina diária, quando seu dono saía para trabalhar, acompanhava-o todos os dias da casa até a estação de trem e vice-versa. Todavia, em 21 de maio de 1925, seu mestre morreu e portanto nunca mais regressou...
            O proprietário de HACHIKO era o Dr. Eisaburo Ueno, professor da Universidade Imperial ( hoje Universidade de Tóquio) do Departamento de Agricultura, O professor Ueno mimava o cachorrinho levando-o passear e considerando-o como um membro da família. No entanto, o professor Ueno faleceu vítima de um ataque cardíaco, quando o Hachiko contava apenas um ano e meio.
            Neste dia, o Akita leal, esperou pelo seu mestre, como de costume desde ás 3 e  meia da tarde até a madrugada. Repetiu o mesmo no dia seguinte e, assim por 10 anos. Como num pacto silencioso, Hachiko continuou indo para a estação de trem de shibuya de tarde até o  anoitecer, para esperar pelo seu dono que havia falecido.
            Nada e ninguém desencorajava Hachiko de fazer a sua vigília. Parentes do professor, funcionários da estação e outras pessoas comovidos cuidavam dele, servindo-lhe alimento.
            Hachinko  morreu em 8 de março  de 1935 e foi quando ele passou a fazer parte da história do Japão, simbolizando  a fidelidade da raça akita!
            A sua mortalidade foi realmente a única coisa que terminou com sua lealdade! Um dia nacional de luto foi declarado em sua homenagem. Foi sepultado próximo do professor Ueno no cemineterio de Aoyama em tóquio.
            Uma estatua de Hachinko foi construída pelo famoso artista japonês ANDO TERU e erigida em 21 de abril de 1934 próximo à entrada da estação.
            Hachiko pode ter morrido mas ele jamais será esquecido!  A sua singela história, através da estátua, perpetua no tempo e continua encantando os corações da população local e seus visitantes...

Em homenagem ao Hachinko um mosaiko colorido de akitas cobre a parede perto da estação.



Hoje a estátua de Hachinko, o akita presta uma silenciosa homenagem à fidelidade  e lealdade desta raça!

Curisiodades

  • Durante a 2ª Guerra Mundial, a estátua de Hachinko foi removida pelo governo , para aproveitamento do bronze para a confecção de armamentos. Todavia, uma nova foi colocada em 1948 no mesmo local, esculpida pelo filho de Ando Teru, o escultor que fez a original.
  • Todos os anos, no dia 7 de março, há uma cerimônia solene em Shibuya de Tóquio (Chiken Hachiko Matsuri), onde centenas de pessoas prestam homenagem á lealdade e devoção de Hachiko.
  • Em 1988 foi construída  uma outra estatua de Hachiko também em Odate.
  • A lenda de Hachinko é ensinada ás crianças de escolas japonesas, como lição de lealdade que devem ter ao seu governo e respeito para com os anciões.
  • A vida de Hachinko foi retratada em um livro e em filme chamado “ A história de Hachinko”.
  • Turistas que passam pela estação de Hachinko podem comprar presentes e recordações do seu cão favorito na loja localizada no Memorial de Hachinko chamado “Shibuya no Shippo” ou “Tail of Shibuya
  • Revista Ano 1 nº 5 maio de 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário