sexta-feira, 19 de agosto de 2011

HISTÓRIA DO REIKI - MIKAO USUI EM 15/AGOSTO /1865.

O que é o Reiki?

Reiki é um sistema de harmonização energética sistematizado por Mikao Usui, monge budista japonês. Caracteriza-se pela transmissão de energia principalmente através das mãos, utilizando símbolos (yantras) e mantras.
É uma técnica que favorece a restauração da saúde, o equilíbrio energético e a harmonização interior.
A palavra Reiki é japonesa e significa “ energia da alma” ou “energia espiritual “  (rei=alma, espírito ; ki= energia).
Atualmente, a palavra Reiki é usada para identificar o Sistema Usui de Cura Natural (Usui Reiki Ryoho), assim denominado por Mikao Usui. Muito fácil de ser apreendida, é acessível a qualquer pessoa, independente de cultura, grau de instrução, idade ou crença religiosa.

História do Reiki
Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865, em  Taniai Mura ,prefeitura de Gifu, no Japão. Foi casado e teve três filhos. Exerceu várias profissões, entre elas a de funcionário público, como secretário particular do Sr. Shimpei Goto( ministro das relações exteriores, governador de Taiwan, ministro dos correios e prefeito poderoso em Tóquio).
Em suas viagens como secretário, esteve na Europa, nos Estados Unidos e na China e era conhecedor de línguas antigas, incluindo o sânscrito. Era um homem de talentos variados e uma amante dos livros.
A tradição conta que buscava conhecimentos sobre cura e ele mesmo relata isso, em uma entrevista feita em torno de 1922, um dos poucos documentos que temos a seu respeito (referência do livro Reiki: o legado de Mikao Usui, de Frank Petter). Após muitos anos de estudos, pesquisas, ardoroso treinamento e meditações, Mikao Usui retirou-se para o Monte Kurama, como faziam alguns monges, pretendendo a iluminação e, após 21 dias, recebeu o resultado de seus esforços. Isso aconteceu em 1922. Usui tinha , 58 anos.
Após sua descoberta, Mikao Usui resolveu divulgar a técnica, dando-lhe o nome de Reiki. Tratou inúmeras pessoas e ministrou muitos cursos. Fundou uma organização em Tokyo , Usui Shiki Reiki Ryoho, que existe até hoje.
Alguns de seus principais discípulos foram Ushida (seu sucessor) e Hayashi (ambos , oficiais da marinha imperial japonesa). Durante uma estada em Fukuyama , Usui teve um ataque cardíaco fatal e morreu no dia 9 de março de 1926, aos 62 anos.
A ponte para o Reiki  no Ocidente deu-se por intermédio do Dr Chujiro Hayashi. Nascido em 1878, Hayashi era médico e comandante da marinha imperial japonesa. Após a morte de Usui fundou uma clínica em Tokyo, onde se dedicou à cura e à formação de novos mestres. Entre seus discípulos, estava Hawayo Takata que inicialmente o havia procurado para curar-se. Como clínico, Hayashi produziu vasta documentação sobre a aplicação do Reiki. Hayashi morreu no dia 10 de maio de 1941.
Takata nasceu em 24 de dezembro de 1900, na Ilha das Flores de Kawai, Havaí. Era filha de camponeses imigrantes japoneses e trabalha na cultura de bambu e de cana-de-açúcar. Também trabalhou no comércio e como governanta de uma mansão, onde permaneceu por vinte anos.
Em 1935, seus pais retornaram ao Japão para um período de férias, quando sua irmã, de apenas 25 anos, morreu. Takata foi ao Japão dar a notícia aos pais e tratar da saúde, ocasião em que conheceu a clínica de Hayashi. Curou-se, interessou-se pelo Reiki  e permaneceu ali por um ano, estudando e trabalhando como colaboradora. Voltou ao Havaí e instalou-se em Hilo, onde funcionou eu primeiro consultório, com muito sucesso.
Em 1937, Hayashi foi ao Havaí, permanecendo por seis meses, dando palestras e atuando com o Reiki. Em 1938, iniciou Takata mudou-se para os Estados Unidos, dedicando-se a tratamentos com Reiki e ministrando cursos.  Faleceu em 12 de dezembro de 1980, indicando, como sucessora, sua neta Phyllis Lei Furumoto.
No início da década de 80, o Reiki chegou à Europa por meio de Brigitte Muller. Em 1982, houve o primeiro seminário de Reiki, no Brasil, Rio de Janeiro, ministrado pelo americano ,Stephen Cord Saiki.
Mestra Claudete França

Em 1988, Jason Thompson e Claudete França”Método- Usui Shiki Ryoho” (esta foi a minha primeira máster Reikiana no Brasil/ Maringá-Paraná  ; que através deste primeiro contado, fiz o primeiro Módulo do Reiki ,maravilhoso e inexplicável a abertura do chakras, os 21 dias de limpeza.... são momentos extraordinários , sublimes e extremamente inesquecível.Este foi o meu primeiro contato, em outubro/2005. Claudete França e Jason Thompson , iniciados pela mestra Kate Nani, da California, EUA, iniciaram a divulgação do Reiki, no Brasil.

E quando cheguei ao Japão, muitas coisas mudaram e tive o privilégio  de saber que poderia dar continuidade em meus estudos de pura energia. E Hoje sou máster reikiana com muito orgulho. Da linhagem do sistema tradicional japonês Usui Shiki RyouHo de  Mikao Usui, Método Gendai Reiki ho , e o máster japonês Dói Hiroshi sensei, foi o que transmitiu a alguns brasileiros que dois deles(Kassumi Ota e Massato Shishito) repassaram a mim em outubro de 2010.(do instituto Uni-Reiki Japan/Brasil-Gendai Reiki Hô).

Monte Kurama

Princípios do Reiki
No memorial escrito em homenagem a Mikao Usui, encontramos a referência aos cinco conselhos que compõem instruções do Imperador Meiji, imperador japonês da época, e que devem ser seguidos por todos aqueles que desejam manter o corpo saudável, corrigir a mente e buscar o aperfeiçoamento espiritual constante.
Estes conselhos foram incorporados por Mikao Usui à filosofia dos adeptos do Reiki  e passaram a ser denominados “os cinco princípios do Reiki”. O ideal é que sejam vivenciados por todo reikiano em suas meditações e incorporados a sua vida e podem ser ensinados a todos os receptores que estiverem sob sua responsabilidade terapêutica.
“Arte secreta para convidar à felicidade , a medicina espiritual para todas a doenças do corpo e da mente”:
Só por hoje:
Não se zangues
Não te preocupes
Seja grato
Trabalhe com dedicação
Seja gentil com os outros
Todas as manhãs e ás noites sente-se na posição de Gassho e repita estas palavras alto e para o seu coração. (posição de Gassho e de joelhos com as mãos juntas na altura do Nariz)
Para o tratamento do corpo  e do espírito.
Método do Reiki Usui.
O fundador Mikao Usui.
Como você pode observar, no texto, os princípios são precedidos pela frase “Só por hoje”. A base do exercício consiste em encará-lo  como uma postura a ser conquistada cotidianamente.
Se quiser repetti-los em japonês , terá a vantagem de estar usando a forma original de como forma criados , sem as possíveis deturpações para outras línguas. Funcionam como mantras e o resultado é muito é muito energético. Experimente:
Kyo dake wa   - só por hoje
Ikaru na         - não se zangue
Shinpai suna   - não se preocupe
Kansha shite   - seja grato
Gyo-o hage me  - trabalhe com dedicação
Hito ni shinsetshu ni – seja gentil com os outros



Linhagens
Uma vez iniciado, o reikiano passa a pertencer a uma “árvore do Reiki” que expressa a linhagem de seu mestre e de todos os que o antecederam até o nome de Mikao Usui.
As linhagens são descritas relatando o nome dos mestres que iniciaram mestres até chegar o último nome, como no exemplo:
Mikao Usui iniciou Hayashi , que iniciou yamaguchi, que iniciou Dói Hiroshi, que iniciou os meus  mestres(Kassumi Ota e Massato Shishito) , que me iniciou. Este, por exemplo , é um dos ramos da linhagem Usui Shiki RyouHo . Como vê , corresponde a árvore genealógica . Neste caso refere-se à passagem da energia reiki.
O importante é você ser iniciado por um mestre que traga essa energia ancestral, repassada desde Mikao Usui, chegando até você.
É Possivel que um reikiano pertença a mais de uma linhagem. Tudo depende da linha ou linhas às quais pertence o mestre que o iniciou ou de quantos cursos e mestres ele teve. É por esse motivo que encontramos algumas diferenças entre reikianos, no método de aplicação, em algumas técnicas ou no uso de símbolos. Assim, um mestre do Reiki terá incorporado os conhecimentos concernentes a seus antecedentes, de acordo com as influências recebidas,principalmente quando se trata de conhecimentos advindo do ocidente.
Existem mestres que fizeram vários cursos e tiveram vários mestres, pertencem a várias linhagens , mas isso não quer dizer que esteja mais capacitada energeticamente do que outros mestres. O importante,neste caso, é o quanto você se dedica á prática e ao aprofundamento dos estudos, procurando ser cada vez melhor.



Descrições dos níveis
A formação através de cursos de Reiki Ocidental é feita em três níveis eu descrevemos da seguinte forma:
No nível I são apresentados os fundamentos do Reiki: conceito, história, benefícios da técnica, seu funcionamento e como atuar como os cinco princípios.O aluno passa a conhecer a sua linhagem através do ritual de iniciação e aprende o símbolo do nível I , com seu respectivo mantra. Também tem acesso à pátria terapêutica. Aprende a selar-se com o símbolo,o que propicia uma proteção energética e também a selar ambientes, garantido uma energia mais equilibrada e harmônica.
O nível II atua, mais especificamente, sobre os aspectos emocionais e mentais . Geralmente, atua de uma forma especial sobre o próprio cursista. Eu costumo dizer que o nível II está atuando em mim até hoje. Cada praticante sente isso de uma forma diferente, pois, de algum modo, ele propicia um trabalho sobre a possibilidade de uma transformação interior. Não é à toa que, no Ocidente, é geralmente  denominado como o nível da “transformação”. Neste Nìvel, são apresentados mais dois símbolos , sendo um deles o que trabalha com o corpo emocional e o outro, o símbolo da distância, isto é, aquele que permite tratar de pessoas que estão fisicamente distantes. Este símbolo também é utilizado para cuidar de situações passadas ou futuras.
O candidato do nível IIIterapeuta holística (comumente denominado , no Ocidente , como nível IIIA ) já tem  uma visão mais pontual de quanto o Reiki passou a ser importante par s mesmo(a) e de quanto pode beneficiar-se com ele, em níveis mais profundos. É também conhecido como o nível do Mestre interior, isto é, alinha-se com o nível de mestre, mas , por enquanto, de si mesmo. O símbolo deste nível é espiritual .
O nível IIIB corresponde ao Mestrado, no Ocidente. Este nível apresenta-se como a oportunidade de estudar todos os ensinamentos dos níveis anteriores com mais profundidade, preparando um (a) mestre(a) , responsável pela formação de outras pessoas que iniciar-se no Reiki. Isso é apenas uma potencialidade, que poderá ser colocada em prática, se for esse o objetivo, mas pode restringir-se , também apenas à busca de conhecimentos profundos.





A MISSÃO DE MIKAO USUI – O CANALIZADOR DA TERAPIA REIKI

Mikao Usui, nasceu em 15 de agosto de 1865, numa vila próxima onde fica hoje a ciade japonesa de Nagoya. Ele teria frenquentado uma Escola Budista Tendai , próxima ao Monte Kuruma, que é sagrado para os budistas. De família com tradição de Samurai. Usui estudou profundamente medicina oriental, psicologia budista, religião, artes marciais e ervas como era a tradição cultural do seu povo na época, entre outros assuntos. Ele sabia que tinha uma missão e procurou dar um significado a ela. Teria viajado para  a China e Tibete,onde certamente entrou em contato com vária técnicas da medicina tradicional chinesa e tibetana, que eram difundidas pelos centros  budistas, taoístas e por mestres-monges-médicos-xamãs. Não existia uma medicina oficial por lá além do xamanismo, assim, como no Japão o Shintoísmo congregava a população até antes do budismo chegar. Centenas de tibetanos vivem hoje exilados em várias partes do mundo mas é na índia que se concentram as maiores comunidades , as quais cultivam as tradições orais e as terapias passadas de mão em mão como Reiki. De acordo com pesquisadores japoneses , Mikao Usui era missionário da religião Shinto, de origem budista, e o monte Kurama freqüentado por ele para suas meditações era vetado a não – budistas. Naquela época, cristão também eram proibidos de entrar em templos zen-budistas.
Dezoito séculos depois, em março de 1922, uma das meditações no Monte Kuruma, que durou 21 dias, em jejum, cânticos e orações, uma forte luz branca desceu sobre ele, provocando um estalo imenso no seu cérebro, ao ponto de perder SOS sentidos, do mesmo jeito que aconteceu com Moíses- dos judeus. Quando acordou, viu por todos os lados as imagens dos símbolos do Reiki em sânscrito e a nova modalidade da Terapia Reiki , desta vez de forma a ser transmitida para qualquer pessoa, mesmo aquelas que não tinham um treinamento de monge. Tinha alcançado a iluminação. Antes disso, muitos monges foram literalmente queimados pelo fogo sagrado. Aos poucos ele testou, em si e nos outros , a força eletromagnética que sentia. Passou a ensinar o que havia recebido e a iniciar pessoas – porque no Oriente toda técnica de cura requer uma iniciação, inclusive artes marciais.l Quando a pessoa atinge a iluminação ela passa a acessar os bancos cósmicos.
A sociedade – em Abril de 1922, o Mestre Mikao Usui fundou a sociedade de cura reiki Usui (Usui Reiki Ryoko Gakkai) , abriu uma clínica em Harajuku, subúrbio de Tóquio , e estruturou a forma de iniciação em quatro níveis inicias (Roku-to, Go-to, Yon-to e San-to), cada uma com o intervalo necessário para o aluno trabalhar o assentamento da energia e a abertura dos canais energéticos, o segundo nível chamado de OKuden (sabedoria interior) , o terceiro Oluden-zenki, e o mestrado chamado Shinpiden. Dos 19 mestres iniciados por ele, Hayashi foi o único a se preocupar em levar o Reiki para o povo. A maioria deles era militar ou ex-militar e com a derrota da II guerra mundial essa estrutura se desfacelou, fazendo com que alguns fechassem as portas da Sociedade para ocidentais e até mesmo para japoneses. Se não fosse a Mestra Takara , Reiki teria desaparecido , mais uma vez.

Condecoração – em 1923, o Mestre Usui foi condecorado pelo Imperador japonês pelo seu trabalho de assistência social junto às vítimas do grande terremoto que assolou a capital japonesa – naquela época o Japão tinha muita pobreza. O mestre desencarnou em 09 de março de 1926 (quatro anos depois de ter recebido o nova versão dessa técnica milenar ), deixando  o legado da Terapia Reiki que continuaria com seus 20 mestres (shihans), entre eles Chujiro Hayashi.
O mestre Hayashi- famoso médico e oficial da marinha japonesa , vindo de família rica e influente, com clientes dentro da família real japonesa, Hayashi tinha uma clínica médica nos arredores de Tóquio, onde secretamente atendia e treinava alunos de Reiki . Foi lá que a mestra Takara descobriu a técnica . Depois da morte de Mikao Usui ela fundou sua própria associação e viu na Mestra Takara a sua sucessora já que a esposa, iniciada mestre secretamente, não tinha condições de liderança, embora ela tenha ensinado Reiki depois da morte do marido.
A Missão da mestra Takara – Reiki veio para o Ocidente pelas mãos de uma mulher, contraiando os hábitos japoneses da época, segundo os quais, além de mulher, Takara era estrangeira. Essa mulher foi a norte americana Hawoyo takara , filha de imigrantes japoneses que vieram para os EUA, trabalhar nas plantações de açúcar. Nessa época , o Japão era muito pobre e os japoneses entravam nos navios em busca de dias melhores em outras terras, inclusive no Brasil. Takara nasceu na ilha de Kauai, uma das muitas ilhas  do Havai, na véspera de Natal de 1900. Dos 12 anos aos 14 anos ela trabalhou com adultos no plantio de cana-de-açucar e passou por outros empregos até trabalhar para uma escola , por 24 anos. Casou com Saichi Takata e teve duas filhas. Ele morreu com 34 anos e ela adoeceu seriamente em 1935 – a dureza da vida nas plantações de açúcar. Uma semana depois da morte do marido, a irmã faleceu. Os pais tinham retornado ao Japão Takara guardava as cinzas do marido para enterrar no Japão como ele tinha pedido e foi para o Japão.



Ela tinha sido diagnosticada pelos médicos norte-americanos como sendo portadora de tumores ,pedra nos rins, apendicite e asma. Depois que depositou as cinzas do marido no Japão, Takara decidiu procurar um hospital para ser operada. Depois dos procedimentos e enquanto esperava sua vez. Takata fechou os olhos e meditou. De repente ouviu uma voz dizendo: “essa cirurgia é desnecessária” . Ela levou um susto , abriu os olhos e a voz e ouviu novamente a voz. Ainda  teimou e a voz aumentou o tom dizendo que falasse com o cirurgião. Ela saiu da maca, procurou o cirurgião e perguntou:O senhor conhece outro tratamento que eu possa tentar? . O cirurgião argumentou que ela tinha pouco tempo e a idade ,mas finalmente disse que conhecia alguma coisa que talvez  ela pudesse tentar.”

O cirurgião então chamou a irmão dele , apresentou a Takata e foi levada à clínica do Dr Hayashi, que era médico cirurgião. Na clínica do Dr Hayashi, ela foi tratada e um certo dia pediu para ser iniciada naquela técnica, achando que era um procedimento médico que ela não conhecia. Os alunos tentaram convencê-la que era impossível porque ela era mulher. Numa dessas conversas o Mestre Hayashi ouviu e interferiu. Explicou que aquela mulher não era japonesa e na terra dela ( Estados Unidos) as mulheres era, “diferentes” , quer dizer , tinham direitos iguais aos homens, podiam falar. Ele pediu permissão à associação fundada por Usui , chamada Reiki Gakkai, para iniciar Takata, que também fez os treinamentos necessários em sua clínica –era uma clínica médica e ele aplicava Reiki e treinava alunos secretamente. Há quem diga que Hayashi teve que sair da associação (que ainda existe e que ainda é muito secreta no Japão, inclusive não-aberta para estrangeiros), e pagou comsua vida o preço de ter ido para o Hawaii com o objetivo de treinar e iniciar a Mestra Takata.
Mestre Hawayo Takata

Hayashi desejava que o Reiki fosse uma técnica de alcance popular e não restrita como a sociedade fundada pelos demais mestres iniciados por Usi. Em 1937, Takata fez o mestrado com o Dr Hayashi, após um ano de treinamento intenso com o Dr Hayashi em uma clínica em Honolulu, capital do Hawaii onde havia aberto clínica para tratamento e ensino da Terapia Reiki . Os dois trabalhavam juntos e o sucesso era tão grande que Takata teve que abrir uma segunda clínica.
Mestre Hayashi

A necessidade de conhecimento – trabalhando com intérprete na Califórnia. Takata resolveu estudar e em 1938 completou estudos feitos na National College of Drugless Physiciansk, em Chicago, inclusive de anatomia. Em 1939 ela abriu, juntamente com o Dr Hayashi, uma clínica de Reiki na ilha grande , Hawaii.
Alunos na California – a mestra Takata iniciou 22 mestres japoneses e norte-americanos , por volta de 1970.
A honrada mestra faleceu em 1980.
UM COMUNICADO IMPORTANTES A TODOS OS MESTRES REIKIANOS.
ONU – 1983 – A Organização Mundial de Saúde, um importante órgão das Nações Unidas,já recomendava a Terapia Reiki desde 1983, mas o Governo Brasileiro e os demais da América Latina nunca tomaram uma providência, talvez por causa do comprometimento com as corporações da saúde fortemente ligadas ao Congresso Nacional.
Brasil – 2007 – Finalmente , em janeiro de 2007 , o Ministério do Planejamento e Gestão tomou uma atitude já que o Ministério do trabalho e Emprego, que deveria tomar, nunca tomou. Publicou o novo código da profissão chamada serviços de Reiki.

         Tibete- século VII- há registro sobre esta técnica holística no Tibete desde o século VII, escrito por um dos mais respeitados professores – monges de sua época. TSe Wang  Rigzin, a Terapia Reiki , cujo nome em tibetano é Tsi Dup Yang Bod, é a mais antiga prática de cura proveniente da civilização Bor (ou Bon) , que era a população nativa do Tibete ( há registro também à chegada do budismo ao Tibete , vindo da Índia . O nome reiki foi dado por Mikao Usui. Não fique surpreso se você perguntar a um japonês nascido no Japão sobre o Reiki e ele disser que não conhece.
Esta técnica de cura natural era uma prática comum na Marinha japonesa até a II guerra mundial , quando o Japão foi derrotado e os arquivos perdidos nas constantes mudanças de prédio. Nos primeiros anos depois da guerra, com a derrota do Japão, as práticas holísticas foram proibidas.

Atraso da Europa – o Brasil levou 24 anos para reconhecer a profissão depois da recomendação da ONU, mesmo assim ainda está na frente de muitos países, inclusive europeus como Portugal, cujo governo simplesmente ignora esta técnica e as demais terapias holísticas.


Mestre Reikiana Uni-Reiki Japan/Brasil Aldry Suzuki
Paz e luz profunda que tranceda seus obstáculos...