sexta-feira, 18 de março de 2011

SUBSíDIOS DA PEDAGOGIA DE FREINET

 





SUBSíDIOS DA PEDAGOGIA DE FREINET

Quem é Celestin Freinet?
Ele nasceu em 15 de outubro de l896, em Gars, pequeno Vilarejo nos Alpes Marítimos.
Foi aluno da Escola Superior de Grasse e depois da Escola Normal de Nice que deixou
Para ir a guerra de 14 – 18, de onde volta gravemente ferido no pulmão.
Convalescente e ainda deficiente, torno-se professor primário em Barsur-Loup em 1920.
De imediato, procura realizar, na educação, sua recusa de guerra e de doutrinação que                  levou o povo à matança. Freinet estuda todos os corrente de educação nova que se multiplicam nessa época em toda Europa.


Atitudes de professora

Ajudarem as crianças a elaborarem, realizarem e concluírem seus projetos;
Apoiar a criança em seus esforços;
Ser dinâmica;
Permitir que as crianças progridem em seus próprios ritmos;
Respeitar a personalidade de cada um;
Respeitar as realizações das crianças (tentar evitar juízos de valor);
Ousar a ser autêntica, com suas qualidades e seus limites;
Quando surge a oportunidade, ajudar as crianças a descobrirem de modo sadio e natural;
Estar atenta as exigências das crianças mesmo quando se exprimem de forma negativas(agitação, agressividade, provocação... que são sinais que elas nos enviam);
O papel da professora se exerce em todos os momentos, quer seja nas aprendizagens, quer durante os momentos da vida em casa(refeição, recreio, vestir-se e despir-se, etc.);
Estar atenta ao bem estar físico das crianças(necessidade de se mexer, de repousar, de beber, de comer...);
Levar em conta as necessidades de prazer(prazer gratuito de brincar na água, na areia...);
Evitar impor suas idéias e seus modelos;
Permitir, em todos os momentos, a expressão espontânea;
Ajudar as crianças a tomar em consciência de suas possibilidades;
Acreditar na capacidade das crianças;
A professora tem o papel de animadora;                                                                
Favorece os contatos entre os grupos e as pessoas;
Permite ativamente que os grupos exprimam os problemas que a parecem e tomem consciência deles, e ajuda as crianças a resolvê-los.
Graças a esse procedimento educativo, a crianças se torna progressivamente mais consciente nas finalidades o das aprendizagens.
Tentamos não impor nossas próprias escalas de valores, mas ajudamos a crianças a construir a sua própria.
Exemplo: Quando uma criança vem mostrar seu trabalho e pede a  nossa opinião, nos pedimos a dela ( e você o que  acha? ) e a ajudamos a forjar a sua própria opinião.
   Do mesmo modo, não é em função de regras de moral estabelecidas pelos adultos que a criança será dirigida, mas partindo da experiências vividas ( na classe, em família, na rua...)Nós a ajudaremos a construir suas próprias regras para que sua vida pessoal e sua vida em grupo sejam mais harmônicas.
   Com esse modo de viver, conseguiremos, progressivamente, estabelecer um regra de vida(regra da classe) elaborada em comum, codificada, afixada e respeitada.


Sugestão de trabalho com as crianças

# Acolhida;
# Conversa livre ou rodinha;
# Quadro de presenças ou chamada;
# Calendário, cartaz do tempo, ajudante do dia;
# Atividades dirigidas ( nos cantinhos, etc.);
# Higiene;
# Lanche;
# Repouso ou atividade calma;
# Atividade diversificada;
# Livro da vida;
# Arrumação da unidade;

    Cada professor de acordo com o seu grupo de crianças, planejará o dia de trabalho na unidade, respeitando o ritmo de cada um, interesse e necessidade.

Conversa livre

   É a primeira atividade de todos os dias. Compreende dois aspectos:
1º- O aspecto “acontecimentos pessoais”, que muitas vezes ocupa a maior parte do tempo. É um momento importante que permite a cada criança e a professora exprimirem livremente seus pensamentos, seus desejos, seus sentimentos, falarem dos acontecimentos de suas vidas e em casa ou escola.
2º - O aspecto “atualidade”, durante o qual o Monitor ajude a criança a organizar o incrível enxame de informações que recebe.

Observações:

# É um momento importante na relação afetiva entre a professora e das crianças entre si;
# É um momento importante que permite a criança a se libertar desdramatizar algumas situações, tomar consciência de alguns fatos da vida;
# Ás vezes a conversa livre é uma fonte de informações para a professora nesse momento, ela pode desvendar projetos das crianças;
# é também o momento em que todo o grupo pode tomar uma decisão quanto a organização de classe; decidir quanto as diversas atividades coletivas a serem realizadas, etc;
EXEMPLO: Preparar um passeio, festejar um aniversário, realizar o jornal coletivo, etc...
   # Cada criança se exprime na sua vez.

Papel da professora

# Permite a criança exprimir livremente seus sentimentos ( positivos e negativos) seus desejos, seus projetos, etc;.
# Evitar emitir um julgamento;
# Respeitam as crianças que não querem falar;
# Leva as crianças a se ouvirem ( se for necessário, a criança que esta com a palavra segura um objeto na mão, quando termina passa-o para uma outra que quer falar);
# Para as crianças que têm dificuldades de linguagem, a professora reformula suas frases para que possam ser compreendidas por todos, mas não exige das crianças a correção de linguagem;
# Algumas professoras anotam o que as crianças contam durante esse encontro e transcrevem no livro da vida.

Plano de trabalho individual
    Abrange uma semana.
·         Todos os dias, após o trabalho nos cantinhos e após a avaliação a criança preenche o seu plano de trabalho em função do que realizou.
No fim da semana ela tem uma visão do conjunto do trabalho que realizou no espaço de uma semana, as atividades que fez pouco, muito, ou que não fez: e fazer observações ( por exemplo: necessidade de aumentar o trabalho em determinados cantinhos.

Caminho seguido no começo:

      -     Livre observação de plano;
-          Levar a criança a decodificar sozinha os símbolos utilizados;
-          Observar em conjunto o Plano de trabalho;
-          Procurar em conjunto a utilização do quadro.
Sugestões de algumas atividades individuais e coletivas:

Individuais: STQQS
Coletivas: STQQS
-          Pintura
-          Recorte
-          Areia
-          Lãs e fios
-          Desenho
-          Modelagem
-          Calendário
-          Dobradura
-          Perfuração... e muito mais.
-          Hora da rodinha
-          Canto
-          Marcenaria
-          Livro da vida
-          Biblioteca
-          Construções
-          Fantoches
-          História
-          Jogos ... e muito mais.

OBS: Na coluna onde está escrito, é necessário também colar figuras ou desenhar para identificação da criança, pois assim, fica o desenho e a escrita.

Noção abordada:

Noção de tempo:  A semana.
-          A cada semana começa-se um novo plano de trabalho;
-          Levar a criança, a descobrir que há 5 dias de trabalho  e dois dias de folga em cada semana;
-          Todas as semanas são iguais, exceto quando há feriados ( que são marcadas também no plano);
-          Fazer com que a criança tome consciência da sucessão dos dias e das semanas;
-          Abrir para a criança um tipo de linguagem codificada.

Plano de trabalho individual com relação aos pais

      -     Levá-los a se interessarem pelo trabalho dos filhos;
-          Fazendo perguntas;
-          Dando sugestões;
-          Pedindo informações;
-          Fazendo observações positivas ou negativas;
-          Favorecer os contatos: entre família e a escola  - entre os pais e a professora.

Observações:
·         Quando o número de criança é grande, este trabalho pode ser difícil,pois exige muito tempo da professora;
·         Este trabalho não é iniciado no começo do ano. A professora deve esperar que as crianças estejam habituadas a trabalhar nos cantinhos .
# NO INÍCIO APARECEM MUITAS DIFICULDADES
-          Para a professora, que deve se mostrar muito disponível;
-          Para as crianças, que precisam se familiarizar como o quadro mais logo essas dificuldades acabam e as crianças tomam muitas iniciativas.

Trocas de experiências e avaliação

    Em algumas classes esta atividade e feita coletivamente, após o trabalho nos cantinhos. E o momento em que cada criança tem a oportunidade de apresentar, para toda classe, o seu trabalho: pintura, desenho, modelagem, recorte, construção, pesquisa, experiência, etc.
   Se a criança fez uma pesquisa ou uma experiência, ela pode apresenta-la para toda classe e explica-la. O trabalho de uma criança pode ser o ponto de partida de uma pesquisa coletiva. No momento de apresentação para os colegas pode ser o início de novas noções: de números, cores, estruturações espacial, etc.
   Em outras classes o momento de troca de experiência são  espontâneas e acontecem regularmente durante o dia, ao longo das descobertas que  cada um pode querer compartilhar.
   Durante esta atividade atônica é colocada na linguagem. Todos são levados a se exprimir o máximo possível verbalmente. Nessa ocasião há aprendizagem ou fixação de novas palavras vocabulários, de construções e de frases completas, etc.

Observações:
-          No início do ano há avaliação do trabalho pelas crianças é muito difícil ( tudo o que ela fez no ano anterior). Isto é progressivamente conseguido.
-          Num primeiro momento a professora desempenha  e essencialmente o papel de animadora: organiza a troca de experiências intervém muitas vezes para ajudar e permitir que as crianças através de seus  pensamentos, seus desejos e conflitos adquiram habilidade operatória uma aptidão ou capacidade cognitiva e apreciativa específica, que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e eu o ajude a construir conexões. Se houver necessidade, ela reformula o que a criança diz.
-          Num segundo momento vivemos uma mudança no tipo de intervenção da professora. Essa mudança está ligada a própria organização da classe onde as crianças assumem, progressivamente, cada vez mais iniciativas e onde a professora participa mais como um simples membro do grupo.

Livro da vida

    Em algumas classes, durante a conversa livre da chegada ou durante a avaliação do trabalho do dia, o professor anota o máximo possível do que as crianças contam, observam, fazem. .. depois essas anotações são transcritas no livro da vida.
   Em outras classes o livro da vida é feito no fim do dia. Ele conta a vida das crianças e da professora em classe. As crianças dizem o que deve ser escrito no livro.

OBSERVAÇÕES:

      A professora cuida para que as anotações sejam as mais fiéis possíveis ele não transforma as frases das crianças.
    Ela toma cuidado para:
1º - Respeitar a linguagem própria de cada um, suas estruturas de frases seus vocabulários seu modo de pensar, e não impor uma linguagem adulta, não impor nosso modo de pensar.
2º - Respeitar o lado vivo e espontâneo da linguagem infantil, que nem sempre corresponde as normas impostas pelo adulto.
3º - Respeitar o caminho próprio de cada criança.

# MAS ELA TOMA CUIDADO TAMBÉM PARA:

-          Intervir na qualidade articulatória, sobre permitir uma boa compreensão;
-          Propor um modelo correto: a professora reformula a mensagem da criança e verifica se o conteúdo corresponde ao que ela quis formular;
-          Convidar a criança e reformular sua frase corretamente se ela não foi compreendida;
-          No início contenta-se com esforço, qualquer que seja o resultado;
-          Progressivamente impõe um esforço maior, um desempenho maior O LIVRO DA VIDA:- É ou tenta ser, um relato é a marca do que acontece do que se vive se diz, se realiza no decorrer dos dias;
-          Tenta ser  o máximo possível o reflexo da vida da classe;
-          É um trabalho em equipe;
-          Contém relato, textos, desenhos, pinturas, fotos;
-          É abundantemente decorado e ilustrado pelas crianças.

O livro da vida permite

-          Ter a memória do que se disse, se fez, viveu, ouviu, etc;
-          Valorizar o trabalho de cada um;
-          Valorizar o trabalho do grupo todo;
-          Informar os ausentes do que aconteceu na classe(não do tempo) – Essa valorização vai ajudar a criança a evoluir rapidamente ao nível: da linguagem do desenho, da escrita.
                                                                                                                                           
#OBSERVAÇÕES:

-          O livro da vida pode despertar na criança a vontade de escrever, pois ela vê o que a professora está fazendo;
-          O livro da vida pode ser uma ligação com a pessoa exterior à classe visitante, pois, serventes, inspetor de alunos, coordenador, diretor, etc;
-          O livro da vida também pode ser intercâmbio com a classe correspondente.

Os passeios ou excursões

    Objetivos:
      -     Propiciar descontração e descobertas;
-          Familiarizar-se com outros hábitos da vida ( fora da unidade e da família).

Tipos de passeio

#  Assistir o nascimento de um animal;
# Visitar locais da comunidade ( padaria, marcenaria, Prefeitura, etc..)
# Visitar uma estação de rádio e participar da entrevista.

Passeios e descontração

# Assistir uma representação teatral;
# Brincar no parque, na praça;
# Visitar uma exposição;

# PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:

-          Planejar cuidadosamente os passeios;
-          Solicitar autorização dos pais, por escrito, explicando onde irão, o que é preciso levar e o horário previsto;
-          Convidar algumas mães e jovens para acompanha-los;
-          Estabelecer junto às crianças normas que garantam a disciplina e a segurança;
-          Avaliar, com o grupo os acontecimentos do passeio.

Os álbuns

Que Álbuns ?
O que contêm?
Para quem?
de história inventada
de situações vividas
de pesquisa
de passeio
de receitas de cozinhas, etc...
textos
fotos
recortes
pinturas
desenhos, etc...
para a própria classe
para os correspondentes

para os pais
para as outras classes, etc...


  # PAPEL DA PROFESSORA:

-          Distribuir e coordenar o trabalho das diversas equipes;
-          Ajudar as crianças a escolher a documentação;
-          Ordenar a documentação;
-          Paginar;
-          Valorizar as realizações.

Projetos e realizações espontâneas

        Projeto de uma criança: ela fabrica uma vara de pescar e peixinhos: um grupo de crianças interessadas nessa realização propõe um jogo.
        De um grupo de criança: decidem, de repente, fazer um creme.
        Da professora: uma criança carrega a outra e constata: * “Como você é pesado!” Neste momento a professora intervém e propõe que peguem outros objetos para avaliar o peso e comparar.
        De mãe: ela propõe que as crianças vão colher frutos no seu pomar para comê-las.

Exemplos de projetos a longo tempo

         De uma criança: realização de um teatro de sombras.
- O projeto pode orientar o trabalho do dia  e passar a ter prioridade.

        # PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:

-          Aceitar as “regressões” e as diferentes etapas pelas quais as crianças passam para chegar, progressivamente, a uma verdadeira comunicação pela pintura.
-          Permitir que a criança pinte por simples prazer.
-          Ajudar as crianças a irem até o fim de seus projetos, sem exigir das mais novas um resultado realista.

# MATERIAL

-          Tintas de várias cores ) o maior número possível) colocados em potes de plásticos,                           
      ao alcance de todos;
-          Pinceis de diversos tamanhos;
-          Papeis de diversos tamanhos; formatos e cores;
-          Pedaços de pano, trapos;
-          Paletas ou tabuinhas ( para misturar as tintas );
-          Cavaletes;
-          Esponja ( para espalhar a tinta em superfície grandes).
                                                                                                                                          
# OUTRAS TÉCNICAS COM TINTAS

-          Pintura de dedo: com esponja, com rolha, com canudo(assoprando);
-          Pintura em tecido;
-          Chuvisco; etc...



Areia
# Objetivos:
-Satisfazer o prazer de manipular a matéria por prazer;
-Desenvolver a noção de volume, etc...

# MATERIAL:
-          Tangue ou caixa de areia;
-          Formas, pás, baldes, latas, etc...;
-          Areia seca ou úmida (oferecem possibilidades diferentes)

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

-          Permitir que a criança manipule a matéria por prazer;
-          O papel do professor é de apenas expectador nessa atividade.

Água

#Objetivos:
-          Satisfazer o prazer de brincar com água;
-          Conteúdos de capacidades e medidas matemáticas: cheio e vazio, etc...

# MATERIAL:
-          Uma bacia grande ( a maior possível) à altura das crianças;
-          Aventais de plásticos;
-          Garrafas, peneiras, tubinhos, copos, ( tudo de plástico) etc...

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:
-          Permitir, simplesmente, que as crianças brinque com água, por prazer;
-          Não querer ensinar necessariamente alguma coisa.

# OBSERVAÇÕES:


As manifestações feitas pelas crianças podem ser o ponto de partida de outras experiências e pesquisas.
                                                                                                                                         
Alguns projetos não podem ser realizadas imediatamente por razões materiais. Serão realizados quando for possível, por exemplo. Quando se tiver conseguido o material necessário , quando se tiver obtido as informações , ou as autorizações necessárias, etc.

Jornal escolar
# OBJETIVOS:

-          Ser um contato com o mundo externo à classe ( correspondentes, pais, amigos, outras crianças)
# O QUE CONTÊM:

-          Desenhos, textos livros, trabalhos individuais ou coletivos, recados, novidades da classe, mensagens, fatos pitorescos das crianças, coluna social (aniversário, nascimento do irmão, etc...)

 # OBSERVAÇÕES:

-          O jornal é ilustrado por diferentes técnicas;
-          O jornal pode ser, reproduzido no mimeógrafo, ou manuscrito pela professora;
-          A frequência das edições varia de acordo com as possibilidades da unidade, como também o número de exemplares;
-          Apresentação deve ser cuidadosa quanto a ortografia;
-          A capa é um aspecto importante;
-          O jornal pode ser vendido para se constituir um caixa cooperativa que permita a compra de material;
-          A escolha do material a ser comprado resulta de uma decisão coletiva.


Correspondência

# OBJETIVOS:

-          Compartilhar a vida escolar com os outros;
-          Ter contato com crianças de outras unidades ( troca de informações);
-          Ampliar a visão das crianças sobre outras realidades;

# O QUE ENVIAR:

      -     Cartas coletivas;
-          Desenho;
-          Recortes;
-          Álbuns de histórias, desenhos;
-          Jornais escolares;
                                                                                                                                       
-          Pinturas;
-          Brinquedos feitos  de sucatas, etc...

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

Organizar encontros entre os correspondentes;
Ir com as crianças expedir as correspondências ( correio)..

# OBSERVAÇÕES:

    Pode-se corresponder para: agradecer algo, pedir informações, convidar, dar informações, etc...
Cantinhos

PINTURA:

# OBJETIVOS DA PROFESSORA:

-          Corresponder aos desejos e necessidades da criança de misturar e de espalhar as cores sobre uma superfície que progressivamente, ela aprenda a dominar ( organização espacial).
-          Educação gestual: domínio progressivo dos gestos.
-          Preparação para escrita.

MODELAGEM:

# OBJETIVOS:

-          Desenvolver a imaginação e a criatividade;
-          Descobrir semelhanças e diferenças;
-          Associar o material as suas experiências anteriores;
-          Desenvolver a expressão oral;
-          Desenvolver a coordenação motora fina;
-          Construir para descarregar agressividade e tensões emocionais;
-           Satisfazer o prazer de “trabalhar” com o barro;
-          Desenvolver a habilidade e a sensibilidade manual;
-          Desenvolver a noção de volume.

# MATERIAL:

-          Argila;
-          Massa plástica;
-          Areia molhada;
-          Retalhos para molhar a argila;
-          Avental miúdos;
                                                                                                                                      
-          Tintas para decorar, se a criança quiser;
-          Outros elementos como: palitos de fósforos, cantinhos de colar, etc...
-          Para decorar os trabalhos.

# PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:

-          Permitir que a criança tome contato com o material e o manipule por prazer;
-          Não exigir um resultado realista;
-          Ajudar as crianças a concluírem seus trabalhos;
-          Não apresentar modelos prontos para ser copiados.



RECORTE

# OBJETIVOS:

-          Desenvolver da habilidade manual( rasgar, picar, recortar, jornais, revistas e qualquer outro tipo de papel);
-          Aprendizagem ou fixação de noção de cores, formas;
-          Empregar corretamente a tesoura;
-          Desenvolver a motricidade das mãos e dos dedos;
-          Desenvolver a percepção tátil;
-          Liberar tensões;
-          Extravasar sentimentos e emoções;
-          Desenvolver a coordenação visual-motora.

 # MATERIAL:

-          Folhas de diversos formatos, tamanhos e cores;
-          Tesoura;
-          Goma arábica;
-          Retalhos de tecidos de várias cores...

#PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

-          Deixar a criança recortar o que quiser ( não impondo os temas);
-          Ajudar as crianças a utilizar corretamente a tesoura, a cola;
-          Ajudar as crianças a terminarem os seus trabalhos;
-          Ajudar as crianças a confeccionarem álbuns com os recortes e tapeçarias ( com os tecidos;
-          Não apresentar modelos prontos para serem copiados.


DESENHO
                                                                                                                                               
# MATERIAL:

-          Folhas de diversos formatos, e cores;
-          Caneta hidrocor: diversas cores, espessuras;
-          Apontador de lápis;
-          Giz de cera;
-          Lápis preto ou de cor;
-          Giz e apagador;
-          Lousa;
-          Papeis...

PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

-          Deixar a criança desenhar livremente;
-          Quando a criança quiser, escrever sua mensagem no desenho. Neste caso, a criança pode copia-la inteira ou em parte, conforme seu desejo e sua necessidade.
-          Permitir que a criança “escreva” livremente , quando quiser.

# OBJETIVO DO PROFESSOR:
-          Domínio progressivo do espaço, do gesto.


# OBSERVAÇÕES:

-          O  desenho é um meio de expressão muito importante;
-          “É um modo de expressão natural, ao qual todas as crianças são sensíveis, e que elas empregam espontaneamente se a escola não hás proíbem, nem faz disso uma lição morta, com regras, uma técnica que as vezes acredita-se ser necessário aprender previamente;
-          É absolutamente necessário deixar as crianças desenharem livremente, com a maior freqüência possível, em papeis variados e das formas mais variadas.

Pesquisa em matemática

# OBJETIVOS:

-          Levar a criança a descobrir as noções de:
número  * formas(superfície)  * volumes  * tempo  * pesos  *medidas  * quantidade
 Levar a criança a fazer comparações, associações e classificações.

# MATERIAL:
-          Balança de pratos;
-          Objetos para pesar: areia, cubos, graõs, etc...
-          Toquinhos, tabuinhas, etc...
-          Ábaco;
-          Cubos;
-          Jogos pedagógicos;
-          Blocos lógicos;
-          Dominós;
-          Baralhos;
-          Réguas, fitas métricas;
-          Despertador, ampulheta, etc...

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

-          Permitir que a criança manipule várias vezes todos os materiais;
-          Consagrar muito tempo aos jovens matemáticos: ensine–os  a jogar: dominós, baralho, fichinhas, cubos, esta um, trilha, etc...
-          No momento de avaliação, levar a criança a participar suas descobertas a toda classe;
-          Partir sempre de situações vividas ( conhecimento prévio) para abordar as aprendizagens.

Jogos simbólicos

# OBJETIVOS:

-          Desenvolver os aspectos sócio-afetivo no que se refere a: liberar emoções, resolver possíveis conflitos, superar sentimentos: como medo;
-          Desenvolver o aspecto psicomotor (equilibrar-se, controlar o corpo como um todo e parte dele, relaxar e inibir os músculos);
-          Desenvolver os recursos expressivos através da expressão corporal e de expressão oral;
-          Desenvolver a musculatura fina ( mão e os dedos);
-          Incentivar as crianças tímidas ou inibidas começarem a se expressar com naturalidade;
-          Desenvolver a coordenação visual e motora;
-          Reproduzir as situações vividas ( socialização);
-          Incentivar a crianças a passar do real para uma representação simbólica( aprendizagem da escrita, da leitura e da matemática);

# MATERIAL:

-          Móveis de casinha ( do tamanho das crianças);
-          Animais de pano ( diversos tamanho);
-          Bacia , balde, recipientes;
-          Bonecas, carrinho;
-          Caixa de papelão;
-          Espelho;
-          Máscaras de papel;
                                                                                                                                       
-          Retalhos;
-          Roupas usadas ( de adultos);

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

·         Deixar que as crianças brinquem livremente nos momentos desses jogos;
·         Não dirigir as dramatizações;
·         Permitir que as crianças imaginem situações, alivie as suas tensões, etc...


Construções

# OBJETIVOS DA PROFESSORA:
-          Estruturação Espacial;
-          Domínio dos gestos;
-          Contato com diversas matérias e conhecimento de suas propriedades;
-          Utilização do material à vontade;
-          Iniciações as noções de: volume, forma, proporções, medidas.

# MATERIAL

-          Papel de presente (sucata);
-          Tesoura;
-           Lápis de cor;
-          Rolhas, macarrão, palitos, conchas, penas, contas, algodão em rama, etc...;
-          Barbantes;
-          Arames;
-          Caixotes de papelão de vários tamanhos e formas;
-          Rolos de papelão;
-          Cola para papel;
-          Cola para madeira;
-          Grampeadores;
-          Grampos de papel, clips, etc...;
-          Papel dobradura;
-          Papel crepom;
-          Papelões de diversas espessuras;
-          Papel de seda;
-          Aquarelas;
-          Latas de todos os tamanhos e formas;
-          Restos de lã de diversas cores e espessuras;
Todo esse material podem  ser trazido pelas crianças e pela professora.

# PAPEL E ATITUDES DA PROFESSORA:

-          As realizações são sempre livres;
-          Quando as crianças encontram,  alguma dificuldade a professora ajuda dando-lhe apoio técnico.

Lãs e fios

# OBJETIVOS:

-          Domínio gestual;
-          Tomar contato com os diversos materiais;

# REALIZAÇÕES:

*  Tecelagem   * tapeçaria   * costura   * bordados   * confecção de bichinhos: fantoches , bonecos , etc...

# MATERIAL:

-          Tecidos de diversas espessuras;
-          Tela de juta;
-          Lãs de várias espessuras  e cores;
-          Ganchos;
-          Agulhas de várias espessuras;
-          Retalhos;
-          Linhas;
-          Quadro de pregas;
-          Catálogo de tecidos (loja de estofamento e decoração);
-          Botões;
-          Tesoura; etc...

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

Ensinar as crianças a utilizarem corretamente as ferramentas;
Dar ajuda técnica as crianças;
Ajuda-las a realizar seus projetos;

Cozinha
# OBJETIVOS:
-          Estruturação do tempo, respeitar a ordem das diversas etapas;
-           Decodificar uma receita;
-          Aprendizagem das medidas;
-          Domínio dos gostos;
-          Socialização ( trabalhar  individualmente/ ou para os outros);
                                                                                                                            
-          Desenvolvimento da inteligência prática;
-          Desenvolvimento do paladar, do tato;
-          Desenvolvimento da linguagem, vocabulário.

# MATERIAL:
- fogão – forno – batedor de ovos – pratos – xícaras – frigideiras – panelas – colheres de pau – concha – talheres – tábua de carne – saca rolha – abridor de latas – escumadeiras-bacias – sabão – pratos de diversos tamanhos- esfregão.

# OBSERVAÇÃO:

Este cantinho corresponde ao prazer de preparar, provar e comer.

# PAPEL E ATITUDE DO PROFESSOR:

Valorizar a criança, permitindo-lhe realizar um trabalho de adulto;
Ensinar a utilizar os utensílios, material adequadamente;
Ajuda a criança a realizar o seu projeto;
Exercer uma vigilância ativa para evitar qualquer acidente.

Biblioteca

# OBJETIVOS:

-          Criar o gosto e o prazer pela leitura e pelos livros;
-          Desenvolver o espírito crítico.

# MATERIAIS:

-          Livro de imagem;
-          Livros infantis;
-          Revistas infantis;
-          Álbuns criados pela turma e  as recebidas de outras turmas;
-          Jornais escolares.

# PAPEL E ATITUDE DA PROFESSORA:

Levar progressivamente a criança a comunicar aos outros e que leu;
Ensinar a criança a respeitar os livros;
A professora relê regularmente, os jornais recebidos, ou passagens dos jornais, o livro da vida da classe, etc...



Profª Dr  Aldry  Suzuki


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