sexta-feira, 18 de março de 2011

PROVIDENCIAS PREVENTIVAS AO TERREMOTO

Toyohashi , 18 de março de 2011.
ALDRY SUZUKI
PRECAUÇÕES SUFICIENTES , PARA O TERREMOTO
Desde já, providenciar as medidas preventivas ao terremoto. Com precauções suficientes, o terremoto não é mais um pesadelo.
# Defesa tremendo ... terremoto? + Defesa da região pelos próprios moradores +Socorros e apoios administrativos = redução de calamidade
1 – Está tremendo... terremoto?
2- Não ser influenciado pelo pânico ao estar fora de casa
3 – Como fixar os móveis
4 – Prepare o kit de emergência
5- Prevenindo aos danos secundários
6 – Estabeleça com antecedência o meio de comunicação entre familiares
7 – Analisando sobre a vida no local de refúgio
8- Vamos aprender os procedimentos de primeiros socorros
9- Ficha de ajuda de comunicação (para guardar)
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 1
 Está tremendo... terremoto?!!  “ Calma, aja com cuidado”
Recentemente têm ocorrido terremotos em diversas localidades do Japão. Também em Shiga. Existe a possibilidade de terremotos em amplas localidades, devido ao terremotos causados pelas falhas geológicas ativas da zona oeste do Lago Biwa, ou da região Nankai, ou To-mankai. Aqui terá informações detalhadas sobre prevenções ao terremoto.

TREMOR

APÓS 1 A 2 MINUTOS
# Em primeiro lugar deve proteger-se. Acolher-se abaixo da mesa ou cama, e se estiver dormindo, proteger sua cabeça com cobertor ou travesseiro.
# Ter costume de apagar o fogo a qualquer pequeno tremor. Existe o sistema de desligamento automático do abastecimento de gás em casos de grandes tremores, por isso ao sentir perigo não se preocupe demasiadamente em ir apagá-lo.
# Assegurar o acesso à saída. Abrir as portas e janelas para poder sair. Em conjuntos habitacionais, há possibilidades de não conseguir abrir as portas, mas as janelas serão mais fáceis de abri-las.
# Caso houver fogo, confirmar o foco e apagá-lo na etapa inicial.
# Calçar sapatos mesmo dentro de casa para proteger-se dos cacos de vidro, e poder refugiar-se prontamente.
# Confirmar a segurança da família. Se houver risco de desabamento da casa ou de desmoronamento de montanha , deve refugiar-se logo. Ao sair para fora, para o refúgio, ter bastante cuidado com os vidros quebrados ou telhas e placas que poderão cair.
APÓS 3 A 5 MINUTOS
# Preparar o Kit de Emergência ao seu alcance.
# Confirmar se não há focos de incêndio na vizinhança.
APÓS 5 A 10 MINUTOS
# Obter informações . Estas devem ser precisas : informações pelo rádio, etc. e não ser influenciado com informações errôneas.
# Confirmar a segurança dos vizinhos que necessitam de ajuda(idosos acamados, pessoa com deficiência física, etc).
APÓS 10 ATÉ ALGUMAS HORAS
# Refugiar-se ao sentir risco de desabamento da casa, alastramento de incêndios devidos aos abalos secundários ( locais de refúgios são escolas primárias e colegial).
# Ir buscar as crianças nas escolas, etc.
# Prevenir incêndios. Fechar a chave de gás. Se for afastar-se da casa , desligar a eletricidade geral da casa.
# Ao deixar a casa, colar o aviso nas portas da casa, ou locais de fácil visualização com a indicação de seu rumo.
3 DIA
# Retirar os mantimentos reservados. Em regra geral cada qual deve se auto-manter. Porém é muito importante a ajuda mútua com os vizinhos.
# Cooperar nos salvamentos e apagar os incêndios, juntamente com os grupos locais de ajuda, e vizinhos. Comunicar ao Corpo de bombeiros.
# Quando for refugiar-se, ir em grupos. Deve refugiar-se a pé, não aproximar dos muros de blocos, fios elétricos pendentes , janelas de vidros.
#Obter informações . Atenção aos comunicados municipais ou provinciais.
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 2
Se estiver no edifício
# Estar atento ao desmoronamento de edifício , quedas de vidros, placas, etc. e das máquinas automáticas ( de refrigerantes, etc) Proteger a cabeça com a bolsa e refugiar ao pátio.
Áreas residenciais
Estar atento com as quedas dos muros de blocos, portões, vidros, telhas,  e cuidado com os fios pendentes.
Subterrâneo
As estruturas das áreas subterrâneas são fortes e com instalações contra fogos. Aguardar o tremor cessar e refugiar-se seguindo as instruções dos orientadores ou das indicações (placas) às saídas.
Ao estar dirigindo
Segurar firme ao volante, estacionar ao lado esquerdo da rua. Informar-se pelo rádio. Se for afastar do carro, fechar as janelas, deixar a chave na ignição e não travar a porta. Se possível leve os documentos de registro do carro (shaken-sho).
Elevador
Apertar os botões de todos os andares, e descer onde parar. Se caso ficar preso, apertar continuamente o botão de emergência.
Supermercados, shopping center
Proteger a cabeça com a cesta procurar um local seguro para não ser soterrado pelas estantes ou produtos, aguardar o tremor cessar. Refugiar-se seguindo as orientações dos vendedores.
Trêm – mêtro - ônibus
Segurar firme ao assento ou corrimão. Quando for sair pela saída de emergência seguir as instruções dos encarregados.
DAR ASSISTÊNCIAS AOS NECESSITADOS -  EM CASOS DE CALAMIDADES
As  pessoas que necessitam de ajuda: pessoas idosas, bebês ou pessoas acamadas, portadoras de deficiências, que sentem dificuldades em proteger-se, ou agir, em caso de calamidades.

PESSOAS IDOSAS DOENTES OU FERIDOS
Utilizar a maca provisória ou refugiar-se carregando-as nas costas.
PESSOAS COM DIFICULDADES AUDITIVA
Falar abrindo a boca bem grande, ou através de gestos ou por escrito.
PESSOAS COM DIFICULDADES VISUAL
Comunicar-lhe a atual situação e se caso for refugiar-se, orientá-la devagar, fazendo-a segurar abaixo de seu cotovelo com a mão livre, a que não segura a bengala. Andar explicando onde hajam obstáculos ou escadas.
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 3
COMO FIXAR OS MÓVEIS

Móveis

# Quando for utilizar o suporte de fixação
da parte superior dos móveis com o teto, deve confirmar a firmeza do teto.

# Os móveis que estão sobre carpetes ou tatamis, têm facilidade de tombar. Procure transferi-los para outro quarto , ou colocar madeiras de suporte embaixo dos móveis.

# Se não deseja parafusar diretamente o móvel para firmá-lo, coloque mais uma tábua sob o móvel e fixe com peças fixadoras.
Prateleiras – estantes de livros etc.

# Na estante de livros, colocar os livros mais pesados na parte inferior e não deixar espaços vagos entre eles.

# Colocar filmes adesivos nas vidraças, para evitar que os fragmentos de vidro se espalhem.

# Nas prateleiras, colocar os pratos etc. sobre panos para evitar que escorreguem.

# Evitar a colocar materiais em cima das estantes



TELEVISÃO, COMPUTADORES, ETC

# Não colocar em locais altos.

# Para usar os suportes de resina confirmar sua validade e o limite de peso resistível. Não deve utilizá-los para materiais extremamente pesados.
GELADEIRA

# Deve se utilizar fixadores nas portas para evitar que os alimentos guardados na geladeira se espalhem em caso delas abrirem som o tremor.

# Para fixá-la, deve acoplar a peça fixadora entre o verso da geladeira com a parede. ( algumas já vêm com peças especiais fixadoras) ou passar arames entre as portas e conectar com a parede.

LUSTRES

# deve fixar as duas pontas das lâmpadas fluorescentes com fitas adesivas refratárias.

# Os lustres pendentes, deve fixá-los em diversos pontos com arames ou correntes com o teto.
PIANO

# Colocar fixadores nos pés do piano. Conectá-lo com a parede, utilizando arames com cobertura plástica ou arames com fitas protetoras para que não danifiquem o piano.



CONFIRMAÇÃO DO FÔRRO DA PAREDE

# Quando for fixar ganchos com rosca, arames, correntes ou cantoneiras em forma de “L” deve verificar o local adequado dos pilares, das paredes e montantes com forros firmes, assegurando a firmeza da rosca do parafuso.

# Pode ser que não consiga fixá-la com firmeza nas paredes de composição de gesso .
AR CONDICIONADO, RELÓGIOS DE PAREDE, QUADROS

# Fixar nas paredes utilizando cantoneiras em forma de “L” ou ganchos de rosca.



PENSAR NA DISPOSIÇÃO DOS MÓVEIS
# Não colocar  móveis no dormitório.

# Principalmente nos quartos de idosos ou de crianças, não colocar móveis de grande porte.

# Não dormir na posição em que o móvel poderá cair.

# Não colocar nada nas entradas e saídas.

# Posicionar o móvel no local em que não impediria a saída em caso de sua queda.


PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 4
KIT EMERGÊNCIA
São equipamentos e utensílios para serem levados no caso de refúgio. Prepare-os ao lado do travesseiro ou abaixo da cama, juntos com sapatos, luvas e capacete, etc. O peso de cada mochila deve ser apropriada : até 15 kg para homens, 10 kg para mulheres e o de tamanho ideal para as crianças em que elas possam carregá-la. É melhor preparar um kit para cada pessoa, pois pode ser que tenham que refugiar-se separadamente.
# Dentre outros materiais, incluir a bateria para , celular (recarregador de bateria, descartável, que pode acoplar à tomada do isqueiro do carro), leite em pó, mamadeira, fralda descartável, cremes para assaduras , algodão ou lenços de papel esterilizados, cópia da caderneta Mãe-filho (boshi techo), papinhas instânteas para bebê, remédios diários e a copia da receita médica, canja em embalagens, aparelhos auditivos, rádio, etc.
# As cadernetas bancárias , carimbo (inkan), escritura da casa, materiais de valor, ao incluí-los no Kit pode estar propício ao roubo, assim deve guardá-los num lugar seguro, mas de fácil acesso.
Reservas de mantimentos
São reservas (conservas, etc) suficientes pra manutenção própria, até que possa receber socorros. A quantidade adequada seria para a família poder se manter aproximadamente por 3 dias. Guardar em lugar de fácil acesso.

Ao acrescentar um pouco nas compras diárias de comidas ou artigos, estes serão suficientes para as reservas. Mas não esqueça de verificar as datas de validade dos produtos!!!

OUTROS EQUIPAMENTOS
Disponha sempre cada equipamento  no local de fácil acesso.
# Na cozinha, sala de estar (extintor)
# Para refugiar-se, na entrada da casa ( ferramentas)
#Para poder refugiar-se do 2 andar (cordas)
Precavendo a probalidade de ter que regressar a sua casa á pé , deixar em seu armário ou na escrivaninha no local de trabalho os materiais como: luvas, tênis, toalhas, suplementos nutritivos, água, roupas leves, mapa da rota de retorno a casa, fotos de seus familiares, etc.
Onde comprar???
Nas seções de prevenção ou lojas de outdoor poderá encontrar muitos artigos específicos. É também possível adquiri-los comumente nas lojas ou supermercados.
O ideal é procurar comprá-los antecipadamente, nas compras cotidianas.
# Alimentos emergenciais: além do pão de conserva (kanpan), reserve comidas diárias de longa vida. Não esqueça de renová-los.
# Lanterna , rádio: pode adquiri-los em lojas de eletrodomésticos. Existem também geradores manuais de eletricidade.
# Capacete. Se encontram disponíveis nas lojas de Homecenter, ou lojas de materiais para construção. Pode ser também capacetes para motos ou esportivos.
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 5
Prevenindo dos danos secundários
AS TRÊS CHANCES PARA APAGAR O FOGO
1 – Quando sentir o tremor – Se o primeiro tremor não for tão forte, o apague imediatamente. Ter o hábito diário em apagar o fogo por qualquer pequeno tremor.
2 – Quando cessar o tremor – É perigoso se aproximar ao foco do fogo durante um forte tremor. Espere até que cesse e depois apague o fogo.
3 – Quando pegar fogo – os três minutos iniciais serão importantes para extinguí-lo. Embora o foco do fogo seja pequeno, peça ajuda aos vizinhos em voz alta, e disque “119” ( chamada ao Corpo de Bombeiro). Além de usar extintor e águas, procure utilizar ao máximo todos materiais disponíveis em seu redor, como abafar com cobertor, etc. Porém se caso o fogo se alastrar até o teto, refugie-se subitamente. Se for possível, feche as portas e janelas das salas incendiadas para interceptar a entrada de ar.
COMO OPERAR O EXTINTOR
1-      Retirar para cima o pino de segurança com o dedo.
2-      Retirar a mangueira e orientar a ponta do jato ao foco do fogo.
3-      Aperte o gatinho segurando-o firmente.
4-       Jorrar lateralmente (da direita para esquerda, vice-versa), como se estivesse varrendo.
5-      Sempre posicionar-se de modo que a saída esteja em suas costas, para que não perca de vista o local de saída, pela fumaça ou produtos químicos
FORMAS PARA EXTINGUIR O FOGO A CADA TIPO DE FOCOS
# Panela com óleo
@ nunca jogar água precipitadamente. Molhar cobertores ou toalhas grandes, cobrindo-a pela parte da frente da panela, interceptando o ar. (pode utilizar extintor). Proibido atirar maionese na panela.
# Aquecedor de querosene
@ Jorrar água de uma vez por cima. Se tiver vazamentos ou tiver alastrado querosene, cobri-lo com cobertores e jorrar água.(pode utilizar extintor)
# Se o fogo atingir uma pessoa.
@ Rolar-se, pedindo para as pessoas em volta baterem o corpo para apagar o fogo. (pode utilizar extintor) Se pear fogo no cabelo, cubra a cabeça com toalhas ou roupas ( evitar as de fibras sintéticas)
 # No banho
@ É muito perigoso ao abrir a porta subitamente, pois poderá aumentar o volume do fogo. Deslique a chave do gás e abra a porta lentamente, e extinga o fogo de uma vez.

#Produtos elétricos
@Primeiramente arranque o soquete da tomada prevenindo choques elétricos e apagar o fogo.
#Cortina – fusuma
@ Para evitar que o fogo atinja o teto, arranque as cortinas e derrube o fusuma (porta divisória de papel)chutando-o extinga o fogo.

PONTOS ESSENCIAIS PARA SE REFUGIAR DO INCÊNDIO
# Se o fogo alastrar até o teto, é o limite em tentar extingui-lo , refugie-se imediatamente . Em prioridade, socorra as pessoas que necessitam de ajuda. Não se preocupe com as roupas ou objetos a levar, refugie-se o quanto antes possível. Não pense duas vezes, hesitar é perigoso. Para atravessar ao meio do fogo, corra sem parar. Mantenha uma baixa postura para não ser envolvida pela fumaça. Não retorne ao local, depois de se refugiar. Caso aja ainda pessoas que não conseguiram se refugiar , comunique ao bombeiro mais próximo.
SOBRE SEGURO DE TERREMOTO
No caso de danos por incêndio devido ao terremoto (incluso incêndio secundário) não serão indenizados pelos seguros normais de incêndio (Kasai hoken). O seguro de terremoto (jishin hoken) é um seguro adicional ao do incêndio. Assim confirme com a companhia de seu seguro.
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 6
Quando for comunicar entre familiares, utilize métodos além do telefone, reservando as linhas telefônicas para dar prioridades às comunicações urgentes.
# Utilize a NTT a Dengon Dial para calamidades “171” (sistema de intercâmbio de mensagens) . As linhas serão conectadas preferencialmente nos telefones públicos, facilitando as ligações . Verifique com antecedência  o local de telefones públicos nos seus arredores. Terá facilidade ao acesso à ligação aos locais do desastre do que ao local atingido. Recomendamos para que defina o parente distante que possa centralizar as informações entre todos, para á comunicação.

Dengon Dial – Pode testar este serviço, no primeiro dia de cada mês exceto em janeiro ou nos dias da semana da prevenção contra calamidades ( de 30 de agosto a 5 de setembro) lembre-se 171



PROCEDIMENTO DO DENGON DIAL –
# Para gravar : disque 171 -1 disque logo em seguida o telefone de sua casa ao ligar do local atingido. Para comunicar ao local atingido. Disque o numero do telefone da casa da pessoa que deseja contactar. Gravar sua mensagem = MENSAGEM DE ATÉ 30 SEGUNDOS NO MÁXIMO ATÉ 10 RECADOS
# Para ouvir : 171 -2 disque logo em seguida o telefone de sua casa ao ligar do local atingido.  Ouvir a mensagem
·         Pode utilizar este sistema , pelos telefones: comum (de botões e de disco), público, celular e PHS



PODE UTILIZAR MURAL DE RECADOS (SAIGA-YO DENGONBAN) pelos celulares
Serviço de mensagens através do e-mail
Já é possível utilizar este serviço pela NTT. Docomo, au, tuka
Confirme com antecedência como utilizá-lo



PREVENÇÃO AO TERREMOTO  N 7
ANALISANDO SOBRE A VIDA NO LOCAL DE REFÚGIO
É uma vida incômoda, sem privacidade no local de refúgio, mas justamente nestas horas, necessita-se mais a compreensão mútua, ajudando-se um ao outro.
·         É necessário manter a comunicação suficiente entre todos no local de refúgio tomando cuidado para evitar o isolamento dos que não são associados à Associação do bairro , à comunidade de prevenção autônoma, dos que necessitam de ajuda ( idosos, deficientes físicos, etc.) turistas, etc, e também você próprio.
·         Antes de sofrer por algum problema, procurar assistência com policial, funcionário público, assistente de saúde que se encontrem no local do refúgio.
·         Procurar não incomodar aos outros.
·         Tratar de extinguir o estresse. Os exercícios físicos leves também são eficientes.
·         O Local de refúgio será administrado principalmente, pela comunidade de prevenção autônoma, etc, não depender somente de voluntários ou administração pública.
·         Procurar fazer gargarejos, lavar bem as mãos, e usar máscaras dependendo da necessidade, pois há risco de propagação da gripe ou influenza.
·         Se caso for pousar no carro, cuidado com a síndrome da classe econômica ( pode causar trombose por permanecer sempre na mesma postura).  Caso não tiver outra alternativa e necessitar permanecer no carro, deve tomar bastante líquido com freqüência e fazer exercícios movimentando até as pontas dos pés. A pousada no carro deve ser limitado a  somente alguns dias.
AS INSTALAÇÕES ATINGIDAS
Elas serão analisadas pelo inspector de análise de perigos emergenciais e serão determinados o grau de riscos secundários de cada uma e os adesivos equivalentes serão colados nas proximidades da entrada de cada instalação.


                                                        Vermelho – perigoso proibida a entrada nesta instalação
                                                        Amarelo – necessita de muito cuidado para entrar


                                                        Verde – é possível o uso desta.
·          Na maioria das casas, está acoplada o sistema de desligamento automático de fornecimento de gás na ocorrência do terremoto acima de 5 grau sísmico. É Bom saber com antecedência a forma de segurança e de restauração do gás.
·         Confirmar a restauração do sistema de esgoto testando a descarga com água no banheiro antes de utilizá-lo. Se tiver problemas, comunicar á Prefeitura local.
·         Confirmar se não sente cheiro de gás antes de ligar a chave de restauração de eletricidade.
·         Se tiver vazamento de gás. Ventilar totalmente o local, e não deve ligar o exaustor.
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 8
VAMOS APRENDER OS PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS
No caso de desastre como terremoto em que terão muitos feridos ao mesmo tempo, podendo se encontrar numa situação na qual, não possam contar com a assistência imediata de um pronto-socorro. Para superar este momento, vamos aprender as medidas de primeiros socorros.
MÉTODO HEMOSTÁTICO (ESTANCAMENTO DE SANGRAMENTO)
Ao ver sangrar muito, facilmente se surpreende e se atrapalha. Porém, deve manter a calma, e faça imediatamente os tratamentos de primeiros socorros. No caso de um adulto, normalmente perder cerca de 400 ml de sangue não causaria problema grave. Porém ao perder acima de 1/3 de sangue do corpo todo (cerca de 1.500 ml) ocorrerá risco de vida. Observe de onde, como, e a quantidade de hemorragia que esta saindo.
*Se hemorragia é abundante (em jatos)= hemorragia arterial. Faça estancamento da hemorragia imediatamente.
* Se a hemorragia é de jorrar = hemorragia venosa. Faça o estancamento da hemorragia imediatamente.
* Se é um simples escorrimento de sangue
MÉTODO HEMOSTÁTICO DE PRESSÃO DIRETA
* Coloque , na parte lesada, uma gaze ou um pano limpo com tamanho suficiente para cobri-la e a pressione firmemente.
* Mantenha elevada a parte lesada à uma posição mais alta que a altura do coração.
MÉTODO HEMOSTÁTICO DE PRESSÃO INDIRETA
No caso da hemorragia abundante (arterial), comprima a artéria, que fica entre a ferida e o coração contra osso, até poder preparar o método hemostático de pressão direta.
·         O lado interior do centro do braço
·         O centro da axila
·         A raiz do pulso
·         Ambos lados do dedo
·         A raiz da coxa
FRATURA
·         Depois de colocar a tala na parte da fratura para fixá-la, transporte-o até o hospital.
·         Caso não encontre uma tala proplícia, substitua com objetos acessíveis como tábua, revista, guarda-chuva ou papelão, etc.
QUEIMADURAS
·         Esfrie a ferida em água corrente.
·         Caso esteja sensível, faça uma imersão  na água a parte da queimadura , para não sofrer pressão da corrente d`água.
·         Caso se queime por cima da roupa, jorre água devagar sobre a roupa.
·         Caso sofra de queimadura extensa, jorre água com uma mangueira ou balde, ou esfrie com o lençol limpo molhado na água.
·         Caso a criança sofra de queimadura extensa, esfrie-a na água da banheira, exceto em estações muito frias.
# Além disso , pode-se encontrar em situações que necessita executar a respiração artificial ou massagem no coração. É preciso aprender os métodos de ressuscitação cárdio-pulmonar nos cursos realizados pelo quartel de bombeiros, nos municípios e na Cruz Vermelha. Há alguns grupos de salto de mergulho de grande escala em que realizam cursos de salva-vidas.
PREVENÇÃO AO TERREMOTO N 9

FICHA DE AJUDA DE COMUNICAÇÃO
TERMOS DE SOCORROS (VOCÊ   AO   JAPONÊS)
·         Tasukete kudasai – socorra-me por favor
·         Ninhongo ga wakarimassem – não entendo japonês
·         Porotugarugo ohanasemasu – falo português
·         ...... ga imasu – tem uma pessoa......
·         Byounin( doente)  keganin( grtofs )  ie no naka ni hito – dentro de casa
·         Kegashiteimasu – estou ferido
·         Taityo ga warui desu – me sinto mal
·         ... ga itai desu – estou com dor de / no ....
·         Atama (cabeça) kubi ( pescoço) mune ( peito) koshi (cintura) onaka (barriga) te(mão) ashi ( pé/perna) .
·         .... desu    - sofro de....
·         Tounyoubyou (diabete) shinzoubyou (dça cardíaca) Tenkan (epilepsia)
·         ...ga fujiyu desu – tenho deficiência...
·         Mimi ( auditiva) me(visual) te ( mão) ashi( pé/perna)
·         Kazoku to renraku o toritai – quero contactar com minha família
·         ...Wadokodesu – onde está...
·         Hinanjo (local de refúgio) isha (médico) tabemono ( comida) mizu (água) seikatsuyourin no haikyu (distribuição de mantimentos) denwa( telefone) toire(banheiro) furo ( banho) keitaikenwanojuuden ( recarregador de bateria de celular)
·         ... wa tsukae masuka – é possível usar...
·         Toire(banheiro) suido (água) denwa (telefone) basu (ônibus) densha ( trem)
·         ... ga hoshiidesu – quero...
·         Konamiruku (leite em pó) yu (água quente) rinyuushoku ( papinha) omotsu (fralda) moufu (cobertor) seiriyouhin ( absorventes) fuku ( roupas)
·         ... ga taberaremasen – não posso comer...
·         Kenkojou ( pelo problema físico) shuukyoujou ( pela religião)
·         Butaniku (carne de porco) gyuniku ( carne de vaca) soba  tamago ( ovo) sakana ( peixe)

TERMOS DE AJUDA  ( JAPONÊS  A VOCÊ )
·         Niguete kudasai – fuja!
·         Tsuitekitekudasai – venha junto comigo
·         Abunai desu – é perigoso
·         Daijoubudesu – não há problema
·         Nihinanshitekudasai – refugie até...
·         Hinanjo – local de refúgio. Shogakko ( escola primária) tyugakko( ginasial) Kouminkan (centro público municipal)
·         nihaira naidekudasai – não entre neste...
·         ie (casa) tatemono ( edifício) kyukanaku ( sem autorização)
·         .. o ji funnikubarimasu – distribuiremos ... às  ..... hs ..... min
·         Shokuryou ( alimentos ) mizu ( água) seikatsuyouhin (mantimentos)

Dados pessoais
Nome:
Data de nascimento:
Tipo sanguíneo      ------- RH  = + _
End. Casa:
Tel:
Local de trabalho:
Tel:
Cantacto em caso de emergência
Nome:
Tel:

   
TERMOS USUAIS

É bom saber
Hinanshij i
Alerta de refúgio
Hinankaijo
Fim do alerta de refúgio
Kaji
Incêndio
Doshakuzure
Desabamento
kiken
Perigoso
Yoshin
Terremoto secundário
Oukyu shoiti
Primeiros socorros
kyugojo
Posto de primeiros socorros
PE su me kA
Marca passo
Jinko toseki
Hemodiálise
Takidashi
Preparação de comida
kyusuisha
Caminhão de abastecimento de água
Riyou jikan
Horário de uso
Kaki guenkin
Proibido usar fogo
Kitsuenjo
Local de fumantes
Muryo / yuryo
Gratuito / cobrado
kashidashi
Emprestar
Tsukou kanou
É impossível trafegar
Shoutou jikan
Horário a apagar luzes
Economi-kurasu shokougun
Síndrome da classe econômica
Fukkyuu
reestabelecimento
Risai shoumeisho
Certificado de vítima


Desejo  à todos muita paz e luz profunda, com carinho da Prof  Dr  Aldry  Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário