sábado, 19 de março de 2011

NINOMYA SANTOKU KINJIRO - História japonesa




O SIMBOLO DO ESTUDANTE JAPONÊS...
NINOMIYA SONTOKU KINJIRO

Muitos que vêem a estátua  de NINOMIYA SONTOKU na cidade que ganha o seu nome ( inomiya-mati), em Tochigi-ken, desconhecem a história do garoto que se transformou no modelo do estudante japonês. Filho de lavradores pobres, Sontoku nasceu em 1787 na antiga província de Sagami, atual Kanagawa-ken.
Ninomiya Kinjiro, seu nome verdadeiro, teve uma pais morreram numa inundação  e sozinho, foi forçado  a morar com seu tio. Como desde criança gostava de ler enquanto trabalhava, catando lenha na floresta carregando consigo um livro, esta imagem do menino Kinjiro estudando passou para a posteridade. É por este motivo que em quase todas as escolas de ensino primário e secundário do Japão, existe uma estatua de Sontoku como símbolo do estudante japonês e exemplo de dedicação!
Depois de muito esforço e estudos, o jovem conseguiu um emprego como técnico de Agricultura no clã dos Odagawa .
O método que utilizava para irrigação e fertilização do solo fez aumentar a colheita de arroz e passou a chamar atenção. Mais tarde foi contratado para participar do projeto de drenagem de Imbanuma, na antiga província de Shimosa. Atual Chiba-ken. Em 30 anos de atividade, visitou mais de 600 propriedades agrícolas, onde ensinou a melhor técnica de explorar a terra.
Para que os agricultores conseguissem um bom aproveitamento da terra, Ninomiya sistematizou um método que denominou hootoku ( a recompensa pela virtude). Seguindo esse sistema só haveria tranqüilidade para o homem, quando  a sociedade se juntasse a própria virtude. E isso só poderia ser alcançado através da sinceridade, poupança e muito trabalho. Esses princípios Ninomiya aprendeu lendo o filósofo chinês Confúcio.
Ninomiya morreu em 1856 aos 69 anos. Na época, havia recebido a tarefa de administrar e desenvolver 89 cidades, dentre as quais NIKKO (nesta cidade existe um aqueduto que funciona até os nossos dias).
A recompensa  pela virtude foi adotada pela restauração da Era Meiji (1868) doze anos mais tarde, como base da Reforma Agrária japonesa.
* estatua de Ninomiya – escola primaria de Chiba-ken.( março de 2001-nº 3 ano 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário