sábado, 19 de março de 2011

A inteligência multifocal - Aldry Suzuki amo Vocês!!


A INTELIGÊNCIA MULTIFOCAL

            É a memória o protagonista desta inteligência multifocal, e podemos encontrar como papéis da memória:
1ª Registro na memória é involuntário. Conhecido como fenômeno RAM – registro automático da memória.
2ª A emoção determina a qualidade do registro.
3ª A memória não pode ser deletada.
4ª O grau de abertura das janelas da memória depende da emoção.
5ª Não existe lembrança pura.

            Para uma verdadeira aprendizagem devemos entrar na emoção para depois entrar em sua aprendizagem.

  • A aprendizagem da Teoria do DCD: (Duvidar, Criticar e Determinar) – você interfere na sua realidade – cadeias e pensamentos estão incluídas no seu interior. Somente pensar sem interligar no que você acredita, ela não será determinada e nem realista.
  • O perdão deve ser apreendido.

Sete hábitos dos professores fascinantes:
1º -  Bons professores são eloqüentes; professores fascinantes conhecem o funcionamento da mente. “O educador precisa conhecer o funcionamento da memória”. “ Professores fascinantes transformam a informação em conhecimento, e o conhecimento em experiência”. Síndrome do pensamento acelerado.

2º- Bons professores possuem metodologia; professores fascinantes possuem sensibilidade. [não existe crianças problemáticas existem crianças com problemas]

3º- Professores  fascinantes educam a emoção dos alunos, não apenas educam a inteligência lógica. [ajuda a trabalhar com os fracassos e colocar nos lugares dos outros – na época da colonização como foram tratados os negros, arrancados de suas casas de suas famílias, como foram tratados quando chegaram aqui: seu sofrimento suas dores, que eles se vejam colocados nos lugares deles, sabendo trabalhar sua emoção]

4º- Bons professores usam a memória como um depósito de informação; professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar.

5º- Bons professores são mestres temporários; professores fascinantes são mestres inesquecíveis.

6º- Bons professores corrigem comportamentos; professores fascinantes resolvem conflitos na sala de aula. [meu pai paga e você tem que me aturar – e a professora: contou uma história dos jovens judeus que foram levados os jovens ao centro de concentração e enfrentaram diversas dificuldades e passaram fome – vocês devem valorizar seus direitos , o que possuem hoje pois para estarmos onde estamos não foi fácil seus pais sofreram para que hoje estejam aqui – valorizem seus direitos, seus pais e vocês como serem humanos – não faça aos outros o que você não quer que faça a você mesmo. No final da aula o menino veio e pediu desculpas a professora].

7º- Bons professores educam para uma profissão; professores fascinantes educam para  a vida [promotores da auto-estima, que se torne pesquisadores]. Ele erra, pois somos humanos – voltamos atrás, devemos pedir perdão.

Os sete erros capitais dos educadores: [educação formal e informal]

Corrigir publicamente uma pessoa. (não deve corrigir em público, não é algo positivo)

Impor autoridade com agressividade [crianças brincavam mais – hoje elas estão muito atarefadas – comparar um aluno com outro nunca deve acontecer].

Ser excessivamente crítico.

Punir quando está irado e colocar limites sem dar explicações.

Ser impaciente e desistir de educar [segredo da paciência e o amor pelas crianças].

Não cumprir com a palavra. [prometeu cumpra, se não pode não prometa].

Destruir as esperanças e os sonhos.

  • Itens de constrangimento; cor, raça, religião, fatores que afetam nossas crianças.
  • Se errarmos – reconheça nosso erro e recomece novamente.

DEZ TÉCNICAS PSICOPEDAGOGICAS PARA REVOLUCIONAR A SALA DE AULA E SALA DE CASA.

1ª Música ambiente. O que proporciona [desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade; melhora a concentração; desenvolver o prazer de aprender, educar a emoção – música clássica, funciona em todas as disciplinas – a música ajuda a abrir a janela da memória].

2ª Sentar em círculo ou U. [desenvolve a segurança; promove a educação participativa; melhora a concentração; diminui conflitos em sala de aula; Diminui as conversas paralelas].

3ª Exposição dialogada. [desenvolve a consciência critica; promove o debate de idéias; estimula a educação participativa; supera a insegurança; debate a timidez;melhora a concentração].

4ª Exposição interrogada. [profª interroga o aluno para  qualquer área do conhecimento – auxilia no déficit do hiperlativo e deficiente de atenção] reascende a motivação; envolvido na sala de aula; desenvolve o questionamento; enriquece a interpretação de textos e enunciados; abre as janelas da inteligência.

Humanização do professor. Ajuda a desenvolver a [socialização; estimula a afetividade; constrói uma ponte produtiva nas relações entre professor/ aluno].

Humanização do conhecimento. [promove a perspicácia; cultiva a criatividade; incentiva  a sabedoria; expande a capacidade crítica; forma pensadores].

O professor como contador de história. [abre a janela da memória – desenvolve a criatividade e a imaginação; educa a emoção; expande a capacidade de solução de problemas em situações de tensão; enriquece a socialização; que seus alunos conte histórias reais e imaginarias].

Educação da auto-estima e da emoção. [educar a emoção; vacinar contra a discriminação; resolve conflitos em sala de aula; trabalha perdas; frustrações; ( aprender nunca criticar antes de elogiar – conquistar o seu aluno pra depois conquistar sua razão – elogiar os tímidos, os obesos, os hiperativo].

Gerenciar os pensamentos. [resgata a liderança do eu; Resolve a síndrome do pensamento acelerado; previne conflitos;protege a emoção nos focos de tensão; pessoas inseguras fecham as janelas da memória, todos os estímulos e reflexos elas não conseguem receber e seu registro não memoriza. {técnica do DCD duvidar criticar determinar / deve ser apreendida e aplicada onde ajuda os alunos para a sua realidade}pode produzir trabalhos excelentes para sua vida].

10ª Participar de projetos sociais. [ajudar os alunos a participar de projetos sociais, promove a cidadania; cultiva a solidariedade; expande a capacidade de trabalhar em equipe; jovens que tenha compromisso com a sociedade].

Com estas técnicas dá para investir na qualidade de vida.
Prof Dr Aldry Suzuki

Nenhum comentário:

Postar um comentário